A data foi instituída em 2018, pela Lei 6.394, de autoria do vereador Marcial Lima
Nesta quarta-feira, 02 de fevereiro, é celebrado o Dia Municipal da Poesia em São Luís. A data comemorativa faz parte do calendário ludovicense desde 2018, quando, por iniciativa do vereador Marcial Lima (Podemos), a Lei 6.394, que instituiu o Dia Municipal da Poesia, entrou em vigor.
Marcial Lima destacou a atuação parlamentar na instituição da data: “Tenho a satisfação de ser o autor dessa lei que foi aprovada pela maioria dos vereadores na legislatura passada. São Luís tem o Dia da Poesia aprovado pela Câmara Municipal e tem o reconhecimento de todos os seguimentos da poesia maranhense e da classe literária”.
O Poeta
02 de fevereiro remete ao dia de nascimento do poeta Bandeira Tribuzi, compositor da canção Louvação a São Luís, que se tornou o hino oficial da capital maranhense.
Tribuzi foi o responsável por iniciar o Modernismo no Maranhão com o livro “Alguma Existência”. O movimento modernista tinha como objetivo romper com o tradicionalismo da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas.