O vereador Sá Marques (PRTB) prestigiou um café da manhã de boas-vindas oferecido pelo Sindicado dos Policiais do Maranhão (Sinpol), na manhã da quarta-feira (27), aos novos policiais civis. Em discurso, o presidente do Sindicato Elton Neves desejou as boas-vindas aos novos integrantes da PCMA, falou da missão de ser policial civil e apresentou uma cartilha contendo informações sobre os direitos e deveres dos policiais civis, para que atuem de acordo com a legislação.
Na oportunidade, os diretores sindicais tiraram dúvidas dos novos policiais civis sobre o papel do sindicato e as lutas travadas pela atual gestão. Assédio Moral, ação dos 21,7%, progressões e aumento do efetivo, pautaram o diálogo.
Ao todo, integrarão a corporação 65 policiais civis, entre delegados, médicos legistas, peritos criminais, escrivães e investigadores, que finalizaram o concurso público em dezembro do ano passado, após 1 ano de certame e preparação. O concurso foi dividido em várias etapas, entre provas, análise de títulos, exames médicos e toxicológico, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e funcional, e curso de formação profissional.
Os concursados passaram ainda por um Curso de Formação de Policiais Civis, na Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol-MA), com 448 horas aulas teóricas e práticas, divididas em até 28 disciplinas.
Participaram do café da manhã, o vice-presidente José Rayol Filho, o diretor administrativo Thelso Bruno, a diretora jurídica Ruth Reis, o diretor de Relação Intersindical Luís Guilherme, a Secretária Geral Albertina Brandão, o Secretário Geral Substituto Jorge Vicentino Campos e funcionários da entidade. O evento ainda foi prestigiado pelo policial civil e vereador de São Luís, Sá Marques.
Para o presidente do Sinpol-MA, Elton Neves, todas essas nomeações são reflexos de muita luta. “Iremos continuar lutando para que novos colegas possam ser nomeados. A sociedade requer atenção”, afirmou Elton.
Os novos policiais civis foram empossados, na tarde da última sexta-feira (22/03), em evento ocorrido no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, na capital.
Ivanilson Oliveira da Silva, que irá trabalhar como Investigador de Polícia na cidade de São Bento, comentou sobre a relevância do momento no início da carreira dos policiais civis. “É muito importante a presença do Sindicato na carreira, na profissão do servidor público. A gente precisa, realmente, da presença da instituição, para fortalecer cada vez mais a carreira do policial civil”, destacou.
A policial civil Lara Teixeira, lotada em São Vicente Ferrer, elogiou a iniciativa do Sinpol-MA de realizar o encontro. “Achei interessante promover esse encontro. É muito importante, para a gente que está no início da carreira, tomar conhecimento dos nossos direitos e das nossas atribuições. Queremos trabalhar muito pela segurança do nosso estado”, disse.
O Sindicato se coloca à disposição no auxílio aos novos servidores e parabeniza a todos pela conquista realizada.