O vereador Pavão Filho (PDT) está solicitando da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias envolvidas em ações emergenciais, o encaminhamento para a Câmara Municipal de projeto de Planejamento Técnico e medidas concretas para curto e médio prazo, visando o enfrentamento dos problemas causados por alagamentos provocados pelas chuvas, como forma de proteger as famílias residentes nos bairros.
Pavão Filho defendeu a criação do plano emergencial e encaminhou o pedido à Prefeitura após pronunciamento realizado quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de São Luís, durante audiência pública realizada com o Poder Executivo, para discutir as medidas emergenciais para atender as famílias afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram na cidade.
Antes de fazer a proposição, porém, o vereador pedetista fez uma análise histórica dos alagamentos em São Luís até os dias atuais, destacando questões estrutural, conjuntural e responsabilidade pessoal como fatores que contribuem direta e indiretamente para o alagamento de diversos bairros da cidade.
Pavão diz que reconhece o esforço do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e sua equipe nas ações emergenciais e entende também que maiores investimentos preventivos na estrutura urbana da cidade não são realizados por falta de recursos financeiros, tendo em vista a crise econômica que vive o país, sendo o município, o mais prejudicado pela divisão do bolo tributário.
O vereador destacou também a responsabilidade de cada um na preservação do meio ambiente, principalmente, em não jogar lixo e objetos nas ruas, que muita das vezes entopem galerias e bueiros prejudicando a todos. Ele destacou ainda, que a natureza é perfeita e que cabe ao homem a responsabilidade de preservá-la.
O pronunciamento de Pavão Filho teve o reconhecimento de vários vereadores, inclusive da Superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitânia Barros.