Conhecedora das dificuldades encontradas pelos moradores das comunidades carentes que fazem parte do Complexo de bairros do João de Deus, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB) por meio de indicação, o serviço de itinerância da Carreta da Mulher Maranhense do Governo do Maranhão.
Durante três dias, mulheres do bairro do João de Deus e região foram atendidas de forma integrada na unidade da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, na Praça do João de Deus, em frente à Unidade Integrada Maria José Vaz, no bairro João de Deus, em São Luís. Foram centenas de atendimentos, facilitado a vida de moradores da região.
A ação foi uma realização das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) em parceria com o gabinete da vereadora e Cruz Vermelha Brasileira e ofertou exames de mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A iniciativa faz parte da programação do Março Lilás, campanha dedicada a conscientizar e combater o câncer de colo de útero.
Fátima Araújo abraçou as atividades da campanha Março Lilás, que visam cuidar das mulheres maranhenses. Foram oferecidos 30 exames de mamografia e 120 preventivos por cada dia de ação. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) no bairro Cidade Operária.
O médico obstetra da Maternidade Benedito Leite, Felipe Bryaon, alerta para prevenção do câncer do colo do útero. “A mulher pode desenvolver o câncer de colo do útero se tiver relações sexuais desprotegidas. O único método que previne o contato com este microorganismo é o preservativo. Sexo seguro é sexo com camisinha. Existem métodos hormonais que evitam a gravidez, mas eles não impedem a infecção do vírus HPV”, orientou.
Para a vereadora, a ação social ajudou muitas pessoas, principalmente as mulheres que precisavam fazer o preventivo. “Foi uma ação importante e de grande relevância para nosso povo, que muitas vezes não tem sequer o dinheiro da passagem para ir em busca de um exame e com a Carreta da Mulher isso foi possível. Foi uma ação gigantesca e centenas de pessoas foram atendidas nos mais diversos seguimentos”, afirmou.
Uma das beneficiadas com a ação da Carreta da Mulher Maranhense no bairro João de Deus, Elenice Santos de França, destacou a importância. “Consulto todos os anos com o médico ginecologista e faço o exame preventivo. Acho importante a gente se cuidar. Com a carreta o acesso é mais fácil e rápido”, disse a costureira.
A moradora do João de Deus, Lemilda Oliveira Mendes, participou da roda de conversa sobre prevenção de câncer do colo do útero e de mama e destacou a importância de ações educativas como essa. “Gostei muito desse momento. Aqui a gente recebe a informação e tira dúvidas”, comentou a moradora.