Demonstrando a sua preocupação com os imigrantes venezuelanos que se encontram em São Luís, enfrentando situação de vulnerabilidade, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) apresentou na Câmara Municipal a indicação nº 173/2019 solicitando ao governador Flávio Dino (PCdoB) que “determine ao setor competente da sua administração para que seja viabilizada a implantação de ações permanentes para assistência aos imigrantes venezuelanos na capital”.
O vereador do PSDB enfatiza que “temos assistido grupos de imigrantes venezuelanos divididos em grupos, acompanhados de crianças e adolescentes fazendo pedágio em rotatórias ou pedindo esmolas em diversos pontos da cidade”.
Na indicação, o parlamentar está sendo enfático ao frisar que considerando a grave situação de vulnerabilidade social em que esses imigrantes estão expostos, é pedido que sejam adotadas medidas para cadastramento e recolhimento dessas famílias venezuelanas em casas de apoio mantidas pela administração estadual, com assistência permanente nas áreas de saúde, alimentação e orientação socioeducativas.
Josué Pinheiro acentua que “eles se encontram aqui porque já não têm mais para onde irem”, e acrescenta: “isso, como todos sabemos, é fruto da grave crise econômica e política que afeta a Venezuela e tem provocado a evasão de milhares de famílias para o território brasileiro, e muitos deles aportaram aqui em São Luís”. Ele finaliza afirmando confiar na sensibilidade do governante maranhense, “a buscar a adoção de providências para mais esse grave problema social que estamos enfrentando”.