Por meio da indicação n° 175/19, o vereador Raimundo Penha (PDT) solicita ao Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), com cópia para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a inclusão da disciplina sobre leis do trânsito na grade curricular das escolas de Ensino Médio do Estado.
Os elevados índices de acidente de trânsito no Estado justificam o pedido, pois, segundo Penha, esse quadro só será revertido se houver uma mudança no comportamento do cidadão. Ainda de acordo com ele, essa mudança só acontecerá se a consciência do respeito às leis de trânsito for trabalhada, desde cedo, junto às crianças e adolescentes, futuros agentes do trânsito, quer sejam como motoristas ou pedestres.
“O objetivo é melhorar a educação no trânsito, tendo em vista o alto índice de acidentes. Devido à vontade de obter a habilitação, o jovem cursando o ensino médio está mais propício a receber informações sobre o assunto”, explicou Raimundo Penha.
“Precisamos de uma mudança na mentalidade da população e acreditamos que o Estado, através da Secretária de Educação e o Detran, possam melhorar o futuro do trânsito no Maranhão, com a formação de condutores mais consciente. Temos, como exemplo, a cidade de Brasília, que não fez grandes investimentos financeiros, mas, investiu na área da educação. É vista como referência, no que diz respeito à faixa de pedestre, uma medida simples, que, em nossa cidade, é um grande problema”, concluiu o vereador.
Acidentes de trânsito
Em 2017, o Maranhão registrou 1.348 mortes no trânsito. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), na capital São Luís ocorreram 100, no mesmo período.
A diminuição dos números, em comparação aos anos anteriores (1.679 mortes no Estado e 129 em São Luís, no ano de 2016), é resultado do aumento da fiscalização e aos programas de conscientização, como Maio Amarelo. O que torna mais evidente a necessidade e importância da educação, desde a escola.