Uma sessão solene foi realizada, na tarde desta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de São Luís para homenagear o grupo de choro Regional Tira Teima pelos 45 anos de fundação. O evento foi proposto pelo vereador Raimundo Penha (PDT).
O choro é um gênero da musica popular e instrumental brasileira. O estilo surgiu no século XIX, mas há controversas em relação à cidade de origem. Uns estudiosos falam que foi no Rio de Janeiro, mas outros falam que o Chorinho, como também é conhecido, surgiu em várias cidades simultaneamente.
No Maranhão, estilo musical chegou no século XX e o Regional Tira Teima foi o pioneiro, surgindo em 1974, fundado pelo maestro Ubiratan Sousa. A formação original se dissolveu e o grupo ficou adormecido até meados de 84, quando o cavaquinista Paulo Trabulsi reativou o conjunto.
Segundo o vereador Raimundo Penha, São Luís é uma cidade que respira Cultura e o Tira Teima também é responsável por isso.
“Essa placa serve para homenagear o que o grupo já fez e ainda faz para manter vida a chama da cultura em nossa cidade. Precisamos levar essa cultura para os jovens e estamos dando um incentivo a mais para que essa ela seja disseminada”, frisou o parlamentar.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, o Regional Tira Teima, tem uma história significativa em São Luís. “O grupo é pioneiro e, além da qualidade dos músicos, sei que mostramos o que temos de melhor quando o grupo se apresenta Brasil a fora. Sinto orgulho em saber que o Tira faz parte da nossa história”, declarou.
Para o coordenado do Tira Teima, Paulo Trabulsi, essa homenagem é o reconhecimento de um trabalho bem executado ao longo dos anos. “O grupo participou de centenas de shows, tocou com artistas renomados em todo Brasil, além de fazer um trabalho social para população, por meio do Clube o Choro”, enfatizou.