Visando promover a ampliação acerca da conscientização sobre o “Projeto Quebrando o Silêncio”, que trata do combate a abusos e violência contra crianças e adolescentes, e é uma iniciativa originária da Igreja Adventista do Sétimo Dia – IASAD, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) está agendando uma exposição sobre a proposta na Câmara Municipal de São Luís.
O objetivo é levar a uma reflexão sobre o tema com toda a sociedade. Para tanto, ele recebeu em seu gabinete no Legislativo Ludovicense, na última terça-feira, (03), a coordenadora do Projeto, missionária Maria Valéria Santos Lima, e sua equipe quando mantiveram diálogo para concretizar o objetivo proposto.
A exposição a ser feita faz parte dos eventos relacionados ao Dia Municipal do Projeto Quebrando o Silêncio, que é comemorado todo quarto sábado do mês de agosto, e este ano aconteceu no último dia 24 do mês passado. Essa data foi instituída pela Lei Municipal nº 6.427/19, oriunda do projeto de lei nº 137/2018, de autoria de Josué Pinheiro, aprovado pelo parlamento municipal no dia 21 de novembro de 2018.
Durante a visita da coordenadora do Projeto, foi feita uma distribuição do material de divulgação do Projeto no âmbito da Câmara Municipal e também discussão de estratégias para proporcionar a participação da exposição segmentos relacionados a luta de combate a abuso e violência contra crianças e adolescentes, bem como de pessoas da comunidade.
Essa exposição a ser feita no Legislativo está entre as iniciativas da programação da data, como fóruns, passeatas, vinhetas e outras, na medida dos dispositivos legais, que deverão receber apoio dos afins da administração municipal.
No entendimento do parlamentar, “o poder público municipal, dentro de suas prerrogativas, pode incrementar medidas alternativas que contribuem para conscientizar e mobilizar a comunidade, no sentido desta estar atenta para os indicativos de violência contra crianças e adolescentes, uma camada bastante vulnerável da população que requer cuidados especiais”.
O Projeto Quebrando o Silêncio, enfatiza o vereador, é uma “iniciativa da IASAD, desde 2002 já abrange sete países, e consiste em um projeto educativo de prevenção contra o abuso e a violência doméstica, abordando e discutindo o tema, com o propósito de conscientizar a comunidade, denunciar abusadores e ajudar as vítimas”.
Finalizando, Josué Pinheiro assinala que “esse projeto agrega além da ação de combate ao abuso e violência contra crianças e adolescentes, como também o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que produz expressiva repercussão na sociedade”.