A Câmara Municipal de São Luís entregou, na tarde desta quinta-feira, 12, títulos cidadãos de São Luís para o cantor Dário Rubens Chagas de Carvalho e para o violonista José Luiz Carvalho dos Santos Júnior. As homenagens foram propostas pelo vereador Marcial Lima (PODEMOS) e aprovadas por unanimidade por todos os parlamentares.
O evento foi presidido pelo autor da proposição e teve o vereador Cezar Bombeiro (PSD) como primeiro secretário. A solenidade contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, representantes de movimentos culturais, músicos, compositores e defensores da música nordestina.
Para Marcial Lima, reconhecer essas pessoas como cidadãos de São Luís é mostrar que a cultura de nossa cidade é linda e está viva. “Nós precisamos valorizar com muita firmeza quem é ligado a cultura na cidade. Esses dois não se cansam de atuar em defesa das atividades culturais da nossa capital. Esses títulos são para que eles continuem amando a São Luís e nossa cultura”, argumentou.
Segundo o secretário de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate, as homenagens devem ser feita em vida para reconhecer e continuar incentivando. “O Dário Rubens é primordial para cultura de raiz da nossa terra. Luiz Júnior é um grande violonista e contribui para continuidade da arte em São Luís. Pode ser uma coincidência, mas em menos de 24h do bumba-meu-boi ter sido reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade, nós estamos aqui para celebrar a cultura maranhense com esses títulos”, destacou.
O professor e cantor Dário Rubens é natural do município de Vargem Grande (MA). Ele é reconhecido pelo trabalho prestado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante muitos anos e ocupa um papel importante na música maranhense. Atualmente, faz parte de projetos desenvolvidos pelo Movimento em Defesa da Música Nordestina.
Segundo Dário Rubens, esse título é reconhecimento de um trabalho feito com dedicação para São Luís.
“Nasci em Vargem Grande e 1974 fui para o Rio de Janeiro, onde estudei no Senai e consegui o emprego. Voltei e fui para São Luís e atuei como professor do Senai por 38 anos. Há 30 anos, comecei a cantar em um grupo de seresta, mas cantava forró. Há 10 anos, me dedico exclusivamente ao forró. Todos os dias me dedico a ensinar e exaltar cultura de nossa cidade. Eu amo a cultura desse lugar como a minha vida.
O violonista Luiz Júnior é natural do Piauí. Ele é reconhecido pelo grande trabalho prestado à cultura maranhense.
Para Luiz Júnior, a música ensina acima de tudo e a cada dia ele aprende com os entusiastas da cultural popular desde estado. “Não sabia o que me esperava. Morei próximo à Madre Deus e lá eu fui contagiado pelo cheiro da cultura maranhense. Vivendo nesse celeiro de artistas não tem como a gente não deixar de crescer. São Luís e a música me deram tantas coisas boas que posso morrer feliz, mesmo ainda tendo muito a aprender. Passo 24h pesando como vamos fazer a música desta cidade ser reconhecida no Brasil e no mundo. Essa é minha meta de vida”, exclamou.
A solenidade também contou com as apresentações do trio formado por Raimundinho do Forró, Sodré e Tião, e do Coral São João.