A atividade foi conduzida pelo procurador legislativo da Casa, prof. Samuel Melo.
Dando continuidade ao desenvolvimento de ações para a qualificação de servidores e melhoria da prestação de serviços ao cidadão, a Câmara Municipal de São Luís promoveu mais um treinamento, desta vez a assessores e auxiliares legislativos da Casa, na manhã desta sexta-feira (11). Sob a coordenação do setor de Gestão de Qualidade, foi ministrada uma palestra sobre o Processo Legislativo, pelo professor Samuel Melo – que é também procurador legislativo do Poder, aos servidores presentes.
Durante a palestra, Samuel Melo falou sobre a competência do município, as proposições e o ordenamento jurídico. Em linguagem simples e objetiva, ele explicou a Lei Orgânica e sua especificidade em cada município.
“A teoria do conhecimento é uma realidade na conjuntura atual, ou seja, os esclarecimentos, o convencimento dos conceitos, os processos de mudança que estão correndo na sociedade, pela forma dinâmica, inclusive dos conflitos, é oportuno e necessário conhecer. Conhecer para poder, de forma simples, mas objetiva, galgar degraus mais altos, na busca de encontrar soluções. Por isso, eu fiquei satisfeito em poder transmitir [esses conhecimentos] aos funcionários, para que possam também concorrer para esse processo de mudança”, pontuou o procurador.
Samuel Melo concluiu sua palestra, agradecendo e respondendo às perguntas. Ele incentivou os funcionários a buscar alternativas para seu conhecimento.
Já o gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, destacou a importância da palestra aos servidores. “O intuito foi de realizar o treinamento e aprimorar o conhecimento. Com a implantação da gestão de qualidade, uma das premissas é o treinamento das pessoas, para que possam desenvolver um bom trabalho na Casa”, frisou.
Os participantes elogiaram a palestra. “Essa visão macro do processo administrativo, foi muito importante pra mim”, afirmou Mateus Barbosa, assistente administrativo. “O que mais me chamou a atenção, foi a importância do município no ordenamento jurídico e como a população pode ser atendida através de leis efetivas, leis que possam realmente atender à demanda da população”, destacou a analista legislativa, Ludmila Moraes.
A Câmara tem um programa de treinamento voltado para todos os seus setores. De acordo com cada função desenvolvida, é analisada a necessidade do setor, sendo aplicado o treinamento apropriado, visando a melhoria funcional e da prestação de serviço.