Em busca de melhorias para a categoria, representantes da diretoria do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de São Luís estiveram com o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Gutemberg (PSC), para apresentar algumas reivindicações dos trabalhadores.
Participaram da reunião: a presidente, Flor de Lys; a vice-presidente, Jucineide Ribeiro; o diretor, Carlos Alberto; a secretária, Elessandra Melo e a diretora financeira, Claudinéia Soares Maria.
Durante a conversa, a diretoria dos agentes comunitários pediu para que o médico e vereador, seja o representante deles e faça o papel de interlocutor junto à Prefeitura de São Luís.
Na pauta de reivindicações, eles solicitaram a regularização do pagamento do Vale Transporte dos servidores, que se encontra em atraso; transposição do regime trabalhista de Celetista para Estatutário; incentivo para os agentes que estão atuando na luta contra a Covid-19; e incentivo Natalino e Seletivo Público.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento. Ele atua na promoção, proteção e prevenção da saúde, acompanhando as famílias da comunidade em suas casas e orientando sobre as formas de acesso ao SUS.
“Esses profissionais carregam consigo uma função essencial no SUS: aproximar a população do sistema de saúde. Eles têm um papel muito importante no acolhimento, pois são membros da equipe que faz parte da comunidade. E nada mais justo do que os nossos agentes, que tanto nos ajudam, também terem suas reinvindicações atendidas. Recebo essa missão da categoria, com muita responsabilidade. E juntos, vamos batalhar para que as solicitações sejam atendidas”, afirmou Dr. Gutemberg.