Segundo o Hemomar, há uma demanda de 250-280 bolsas de sangue para uma realidade de 120-130 doadores por dia.
Em seu discurso, durante a sessão híbrida da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta-feira, 30, o vereador Otávio Soeiro (Podemos), destacou o último dia da campanha Junho Vermelho – mês de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
O parlamentar ressaltou o papel do doador neste processo, que segundo ele é cada vez mais rápido e seguro. “Para haver a transfusão é necessário primeiramente existir o doador. Não existem mercados e comércios onde se possa comprar ou vender bolsa de sangue, isso mostra que precisa existir a doação voluntária”, declarou.
Ele acredita que a Câmara, enquanto representante de uma população de um milhão de habitantes, precisa dar visibilidade, continuamente, à necessidade de doar sangue, uma vez que, no Maranhão, apenas 1,8% das pessoas são doadoras de sangue. Diariamente, há uma demanda de 250-280 bolsas de sangue, para uma realidade de 120-130 doadores por dia, segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar).
“A Câmara tem dado sua contribuição efetiva em meio a pandemia, como destinar parte das emendas da saúde para compra de vacinas, e também, neste dia, proporcionar uma ação de coleta de bolsas de sangue, a qual já mobilizou mais de cem voluntários. Isso significa que a cada doador, nós geramos esperança à quatro vidas”, finalizou Octávio Soeiro.