Encontro serviu para alinhar o planejamento da administração municipal com as necessidades do universo escolar, com um possível retorno das aulas na rede municipal
Atendendo convite feito pelos membros da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, o secretário municipal de Educação, Marcos Moura, participou de uma reunião na tarde da ultima quinta-feira, 1, na Sala de Atos da Câmara Municipal de São Luís, onde relatou quais os protocolos que estão sendo adotados pelo município para dar segurança à retomada das aulas na rede pública de ensino. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Marcos Castro (PMN).
Na ocasião, o secretário Marcos Moura que estava acompanhado por sua equipe técnica, fez um breve relato das ações que estão sendo tomadas pelo prefeito Eduardo Braide para a retomada da normalidade na cidade, inclusive, a volta às aulas presenciais. “A previsão é que os estudantes só retornem às escolas a partir do segundo semestre, provavelmente, em agosto e, de forma gradual”, afirmou Marcos Moura, acrescentando que não tinha como especificar uma data, pois era necessário a autorização para vacinação das crianças e adolescentes.
Segundo o secretário, o prefeito Eduardo Braide tem se empenhado para a retomada da normalidade. “Prova disso, por exemplo, é que São Luís foi a primeira do Nordeste a iniciar a vacinação contra a Covid dos profissionais de Educação, assim como a primeira capital do Brasil a iniciar a vacinação da população acima de 18 anos. A boa notícia é que já foi solicitada a autorização do Ministério da Saúde para a capital vacinar adolescentes com idade entre 12 e 17 anos”, destacou Marcos Moura
Estrutura física das escolas
Sobre a infraestrutura das unidades, o titular da Semed disse que no início do ano foi realizado um diagnóstico nos prédios que abrigam as escolas, para constatar os problemas físicos. A partir daí, foi possível verificar quais escolas precisavam das intervenções necessárias para receber os alunos no segundo semestre. Na oportunidade, Marcos Moura apresentou um relatório das reformas já executadas em algumas unidades escolares e as que necessitam com maior urgência, além de ações de fortalecimento no ensino remoto
Marcos Moura também destacou um treinamento para os quase três mil profissionais que integram a rede municipal de ensino sobre os recursos da plataforma Google For Education, espaço virtual voltado para o setor da educação com ferramentas para o ensino, aprendizagem e conexão.
Segundo ele, entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula ou Google Classroom, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros. Além disso, o representante da Prefeitura explicou que o grupo de formadores foi e continua sendo essencial neste momento de ensino remoto em razão da pandemia de coronavírus, e do futuro da educação.
“Por meio dos nossos formadores, temos trabalhado para novas tecnologias para o ensino híbrido que se apresentou à comunidade devido à pandemia, e que hoje é uma realidade para todo o mundo. Finalizamos o primeiro, e nos próximos meses, seguiremos atualizando os nossos profissionais de educação do que se faz necessário para melhorar cada vez mais o ensino”, completou.
Kits de alimentação
A entrega de kits de alimentação aos estudantes da rede municipal de ensino também vem sendo debatida na Comissão de Educação da Câmara desde o início da atual legislatura. Sobre o assunto, dados repassados pelo secretário, apontam que estão sendo distribuídos 252.728 kits de alimentação escolar que vão completar a entrega em todas as 266 unidades de educação básica até o dia 30 de junho.
Os kits são adquiridos com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), referentes à merenda escolar, que estão sendo revertidos em apoio emergencial às famílias dos estudantes. Cada kit contém polpa de frutas, 2kg de arroz, 2 pacotes de macarrão, 1kg de feijão, carne moída, três pacotes de flocão de milho, um pacote de leite em pó e molho de tomate. Até o momento, já foram entregues mais de 60 mil kits de alimentação escolar, beneficiando, também, os alunos matriculados este ano no Município.
“A distribuição dos kits de alimentação para as famílias dos estudantes da nossa rede de ensino é uma prioridade definida pelo prefeito Eduardo Braide. Nesse momento desafiador para todos, em especial para aqueles que têm menos, esta é uma medida importante. Nossos estudantes estão em casa, no sistema de ensino remoto, devido às medidas de controle sanitário contra a Covid-19, e garantir a alimentação de qualidade, faz parte, também, do processo de educação”, frisou o secretário de Educação.
Avaliação positiva
O vereador Marcos Castro, avaliou de forma positiva os pontos principais da pauta da reunião. Ele afirmou que o diálogo com o secretário serviu para alinhar ações junto ao planejamento que vem sendo feito pela pasta.
“O diálogo entre o secretário e a Comissão de Educação foi extremamente proveitoso para que possamos alinhar nossos pensamentos e ações junto ao planejamento que vem sendo feito por meio da Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como pauta alguns assuntos importantes para a educação da capital, discutidos em reuniões prévias com o secretário, mas prioritariamente, o retorno das aulas na rede municipal”, comentou Marcos Castro.
Na opinião do vereador Zeca Medeiros (Patriotas), a reunião serviu para proporcionar oportunidades para crianças e jovens, garantindo futuro, e até mesmo mudança de vida para essa parcela da população ludovicense.
“O encontro teve como objetivo debater projetos e propostas que estão em pauta na Comissão, mas que também são prioridades em nosso mandato. Acredito que, por meio delas, podemos proporcionar oportunidades para crianças e jovens, garantindo futuro, e até mesmo mudança de vida para essa parcela da população ludovicense. Por isso, acompanho com atenção especial tudo que é levado para ser debatido na Comissão”, disse Zeca Medeiros.
Para o secretário Marcos Moura, foi uma satisfação poder alinhar as ações de planejamento da Semed com o legislativo. “Mesmo com pouco tempo na pasta, tenho elencando as demandas prioritárias e atendido a todos os vereadores desta Casa, sem exceção. Tenho plena certeza que juntos vamos fortalecer nossa educação”, concluiu.
Também participaram da audiência os vereadores Marlon Botão (PSB), Silvana Noely (PTB) e o co-vereador Jhonatan Soares – Coletivo “Nós” (PT).
E mais: Um dia antes da reunião, os membros da Comissão de Educação se reuniram para deliberar alguns assuntos em pauta. No encontro de quarta-feira, dia 30 de junho, foram apresentadas justificativas de alguns projetos de lei que aguardavam parecer e a divisão das propostas entre cada vereador, para apreciação. Além disso, a reunião também serviu para alinhar o encontro no dia seguinte com o secretário de Educação.
Novo Encontro
Um novo encontro marcado hoje pela 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação e o Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOp/DH), deverá debater outros assuntos relacionados às questões referentes às atividades escolares durante o período da pandemia na capital maranhense.