A comunidade sofre com a falta de mobilidade, pois a estrada é a única forma de acesso para a região
A Câmara de São Luís encaminhou, durante a sessão da última quarta-feira (14), a indicação nº 0343/2021, do Coletivo Nós (PT), que solicita ao Governo do Estado a construção de uma estrada para a comunidade do Arraial, na zona rural da cidade, a cerca de 30 km da capital.
De acordo com o Coletivo, a demanda parte de uma reivindicação de moradores da área, que sofrem constantemente com a falta de mobilidade ocasionada pela ausência de uma estrada segura. Segundo a proposta, com isso, os agricultores da região têm prejuízos financeiros em função da pouca infraestrutura, com o pouco escoamento da produção de agricultores e pescadores.
No Povoado do Arraial, moram cerca de mil famílias, cuja grande maioria vive da pesca e da agricultura familiar. No local, desde 2008 é realizado o Festival do Camarão. As bases dos pratos servidos no evento são, além do camarão, peixes e mariscos pescados pela comunidade.
“A estrada está intrafegável e precisa ser construída o mais rápido possível, visto que a estrada é o único acesso para a comunidade que vive exclusivamente da agricultura e da pesca e que precisam escoar a produção para a capital do Estado, bem como para os demais municípios”, afirmou o co-vereador Jhonatan Soares.