De acordo com o vereador, a iniciativa visa reconhecer e valorizar uma das manifestações culturais mais marcantes de São Luís, cidade também conhecida como “Jamaica Brasileira”
O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou requerimento nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de São Luís, propondo a criação do “1º Festival de Dança do Reggae Agarradinho da Ilha”.
De acordo com o vereador, a iniciativa visa reconhecer e valorizar uma das manifestações culturais mais marcantes de São Luís, cidade também conhecida como “Jamaica Brasileira”.
“O reggae faz parte da nossa cultura, é uma paixão de milhares de ludovicenses, e é uma representação da nossa cidade quase tão forte quanto o bumba meu boi”, afirmou Marlon Botão. “Nosso objetivo com a criação do festival é valorizar cada vez mais essa manifestação cultural, fortalecê-la por meio de políticas públicas”.
Segundo o parlamentar, a proposta é para que o Festival de Dança do Reggae Agarradinho da Ilha seja sempre realizado durante as festividades do aniversário da cidade, no dia 8 de setembro.
Patrimônio Imaterial
Além do requerimento, o vereador Marlon Botão apresentou indicação ao Governador Flávio Dino, com cópia ao secretário Anderson Lindoso (Cultura), para que o estilo de dança de “reggae agarradinho” seja reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado do Maranhão.
“O reggae é profundamente enraizado no cotidiano do maranhense, seja na maneira de falar, de vestir e, principalmente, no estilo de dançar, com elementos próprios que não se vê em nenhum outro lugar do mundo, que é a dança a dois ou agarradinho”, destacou o parlamentar na justificativa.
.
“Para que esse ritmo siga vivo e fortalecido por novas gerações, é fundamental o aumento de políticas públicas que reconheçam o reggae como manifestação cultural legítima do Maranhão”, finalizou Marlon Botão.