Coletivo Nós (PT) quer incentivar uso das bicicletas como meio de transporte; Marlon Botão Filho (PSB) pede construção de ciclovias
Vias públicas cheias de carros, engarrafamentos por toda cidade e estacionamentos lotados. O caos do trânsito em São Luís é resultado da crescente frota, que chega a quase 500 mil veículos. E a situação tende a piorar, já que a cada dia mais carros são fabricados e vendidos. Para tentar encontrar alternativas para o problema, vereadores da capital maranhense têm se empenhado na apresentação de projetos, muitos transformados em leis.
Essa semana, por exemplo, dois importantes pedidos voltados à mobilidade urbana foram encaminhados pela Mesa Diretora da Câmara Municipal ao prefeito Eduardo Braide (Podemos). Os vereadores Marlon Botão Filho (PSB) e Coletivo Nós (PT) são os autores dos Requerimentos nº 1010/21 e 496/21, respectivamente, em que solicitam à prefeitura ludovicense a construção de ciclovias e o incentivo do uso de bicicletas como meio de transporte.
Os pedidos foram solicitados às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Trânsito e Transportes (SMTT). Botão Filho pediu providências para que seja realizada a construção de uma ciclovia da Vila Collier, na zona rural, ao Aterro do Bacanga, região central da cidade.
O vereador garantiu em sua justificativa que, além de possibilitar uma melhoria na mobilidade urbana, já que garante uma maior segurança e conforto aos ciclistas que circulam em sua própria velocidade, a ciclovia também contribuirá na redução de acidentes que envolvem carros, motos e bicicletas.
“Sem falar, que ela servirá de incentivo à prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, ajudará na locomoção dos trabalhadores que sofrem economicamente neste período da pandemia”, destacou o parlamentar socialista.
De acordo com os parlamentares, as proposições são necessárias tendo em vista a grande quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte na cidade, no entanto, a capital maranhense não dispõe de uma infraestrutura adequada para atender e, principalmente, garantir a segurança desse público.
Neste sentido, o Coletivo Nós, solicitou informações sobre a implementação da política de mobilidade urbana e incentivo ao uso de bicicletas no município. O pedido foi baseado na Lei n° 6.516/2019, instituiu a política de mobilidade urbana e o incentivo ao uso de bicicletas na capital.
“Solicitamos informações concretas quanto a sua implementação, pois essa é uma pauta necessária. O que de fato precisamos é que seja implementado o Plano Municipal de Mobilidade, assim como o Conselho de Mobilidade Urbana possa funcionar”, afirmou o co-vereador Jhonatan Soares ao discutir o requerimento.