Dentre as medidas apresentadas está a criação do Fundo Municipal de Turismo
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 16, na Câmara Municipal de São Luís, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) apresentou algumas ações prioritárias para o setor do turismo no município que precisam de apreciação por parte da casa legislativa.
A vereadora Karla Sarney (PSD), que também é membro do COMTUR, participou da reunião e debateu com os demais membros do conselho sobre as demandas atuais do turismo em São Luís.
Dentre as medidas apresentadas está a criação do Fundo Municipal de Turismo, que funciona como um instrumento de captação e aplicação de recursos, que tem por objetivo o financiamento, o apoio ou a participação financeira em planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos como de interesse turístico. É um mecanismo que proporciona maior agilidade e autonomia na formulação e execução das ações e visa fomentar o turismo no município.
Também foi debatido a compra de uma máquina para triturar coco verde, alimento popular nas praias de São Luís e que gera uma grande quantidade de lixo. O resíduo do coco verde pode ser triturado e transformado em novos produtos como adubo e fibra de coco, que é usada na cobertura de solos, como fertilizante e material para vasos orgânicos.
O resíduo do coco é de difícil degradação e demora até dez anos para se decompor completamente, além de sobrecarregar os aterros sanitários.
“Todos agora estão voltados para um novo momento do turismo em São Luís, para que a cidade se torne muito visitada e cresça no cenário nacional de turismo. Essas demandas que foram apresentadas aqui são essenciais, os vereadores devem estudar a possibilidade da criação de um fundo municipal de turismo, além de revisar algumas leis e criar outras, que vão beneficiar o turismo em São Luís. Todas essas ações são importantes para os parlamentares e para a população ludovicense”, disse Karla Sarney.
Participaram da reunião Mauro Borralho, presidente do COMTUR; Saulo Ribeiro dos Santos, secretário municipal de turismo; Sabrina Martins, secretária municipal adjunta de turismo; Renata Ribeiro Costa, diretora da Associação Comercial do Maranhão; Luís Walter, serviço de apoio às micro e pequenas empresas – SEBRAE/MA e Gisela Diniz, membro do conselho municipal de turismo e chefe cerimonial da câmara.