O presidente da Comissão de Ocupação do Solo Urbano cobrou novamente o envio de projeto do Plano Diretor à Casa
O vereador Astro de Ogum (PC do B) utilizou a tribuna da Câmara de São Luís para tratar de temas que afetam diretamente a sociedade, como política econômica do Governo Federal e Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) que discute a questão do preço dos combustíveis. Na oportunidade, o parlamentar também cobrou o envio de projeto do Plano Diretor de São Luís à Casa.
Ao longo do discurso no Grande Expediente, Astro comentou que o salário mínimo não tem contemplado as necessidades básicas da população e fez uma avaliação do atual contexto econômico do país.
“O preço da alimentação está muito alto. Antigamente, pobre podia comer arroz com feijão, comia guisado de carne, sardinha e até ovo. Hoje, tudo mudou. Com o salário mínimo atual, compramos apenas 20 kg de carne de primeira; e o aumento anual do salário não dá para comprar nem 1 kg de carne. Estamos vivendo um momento muito difícil no Brasil com a política econômica do ministro Guedes. Um botijão de gás está quase R$ 100,00!”, lembrou.
Ainda abordando a temática “Preços”, Astro aproveitou para perguntar como está o andamento da CPI dos combustíveis e pediu à Mesa Diretora da Casa que fizesse um expediente para obter informações sobre o trabalho da Comissão.
“Queria também deixar um questionamento. Eu queria saber do resultado da CPI dos combustíveis. O que deu a CPI? Ela parou? O que foi que aconteceu? Porque todas as vezes que falam sobre combustíveis em uma semana, na outra é aumento em todos os postos. Então, não dá para entender. Gostaria de solicitar à Mesa Diretora da Casa que elaborasse um expediente para saber informações do trabalho da Comissão”, solicitou.
Plano – Outro questionamento feito pelo parlamentar do PC do B foi quanto ao envio do projeto do Plano Diretor de São Luís, de iniciativa da Prefeitura de São Luís, à Casa Legislativa.
“Eu queria reforçar mais uma vez a questão do envio do Plano Diretor à Casa, pois sei do sentimento de todos pela questão. É um momento de muita esperança para população. A geração de emprego, a mudança de per capita, o financeiro… tudo isso vai mudar. O fim do ano se aproxima e o Plano não chega. Queremos trabalhar de forma coletiva na comissão, com discussões amplas acerca do Plano”, explicou Astro de
Ogum, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, Regulação Fundiária e Ocupação do Solo Urbano.
Sucessão – O pecedebista também promoveu debate acerca da sucessão ao cargo de presidente da Casa, atualmente ocupado por Osmar Filho (PDT). Ao longo do discurso o vereador recomendou aos possíveis pré-candidatos e aos demais pares para que o processo sucessório seja respeitoso e mantenha a harmonia entre todos.