Iniciativas preveem Práticas Integrativas e Complementares e a criação da Semana Municipal de Orientações de Primeiros Socorros
Tramitam na Câmara Municipal de São Luís dois Projetos de Lei que devem contribuir para o desenvolvimento da saúde na capital maranhense.
De autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos), o PL 196/21 pretende instituir o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Segundo a proposta, o Poder Executivo deverá oferecer métodos alternativos para promover a saúde dos pacientes como acupuntura, homeopatia, atividades físicas, práticas corporais, meditação, musicoterapia, plantas medicinais, alimentação saudável, entre outras.
De acordo com o primeiro secretário, essas práticas abordam de forma integral e dinâmica o processo de recuperação e promoção da saúde.
“Acredito que é possível constituir um sistema de saúde humanizado, com práticas capazes de fazer a diferença, com modos alternativos de promover a saúde, que sejam menos onerosos e mais aptos a cuidar do ser humano em sua totalidade”, disse Octávio Soeiro.
Já o Projeto de Lei 192/21, elaborado pelo vereador Dr. Gutemberg (PSC), visa instituir no Calendário Oficial do Município de São Luís a Semana Municipal de Orientações de Primeiros Socorros, a ser realizada anualmente na segunda quinzena do mês de setembro.
Segundo o vice-presidente, durante esse período serão realizados cursos e palestras sobre orientações de primeiros socorros, visando a difusão de sua prática para a saúde da população.
“Ter habilidades na prática de primeiros socorros permite adotar ações rápidas para reduzir ou estabilizar lesões graves e melhorar as chances de sobrevivência de uma vítima. Muitas mortes já foram evitadas por pessoas que tinham alguma noção de primeiros socorros e muitas vidas, infelizmente, foram perdidas, pois o acidentado ou quem estava próximo não tinha o conhecimento necessário para prontamente agir até que a ajuda especializada chegasse”, disse Dr. Gutemberg.