A campanha Agosto Lilás tem o objetivo de conscientizar sobre o fim da violência contra as mulheres
Na sessão ordinária desta terça-feira (31), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), usou a tribuna da Câmara Municipal para falar sobre o encerramento da campanha Agosto Lilás, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O Agosto Lilás coincide com o aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 2006, e que completou 15 anos. Durante o período da campanha, foram realizadas atividades relacionadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
“Esse período é importante para refletirmos sobre a importância da Lei Maria da Penha e da importância de termos políticas públicas de combate à violência contra as mulheres. No país, aumentou de forma absurda, principalmente neste período de pandemia, a violência doméstica contra as mulheres”, disse o parlamentar.
De acordo com Jhonatan Soares, os vereadores devem agir para efetivar as leis de enfrentamento à violência contra as mulheres. “Um pedido que eu faço a esta casa legislativa e aos demais vereadores é que, além de apresentar políticas públicas que possam promover a vida e a dignidade das mulheres, a gente possa também efetivar essas leis, que a gente busque junto ao poder executivo municipal a efetivação dessas leis. Quantas leis realmente nós temos no município de São Luís que enfrentam a violência contra a mulher? Quantas leis foram apresentadas nas legislações passadas? Quantas dessas leis foram realmente efetivadas?” questionou.
Por fim, o co-vereador do Coletivo Nós leu uma carta redigida por um grupo de garotas que moram na Cidade Operária e que estavam presentes na sessão. No documento, as adolescentes relataram as insatisfações em relação ao aumento da violência contra as mulheres, as desigualdades baseadas em gênero, o machismo, dentre outras insatisfações. As adolescentes concluíram a publicação solicitando intervenções institucionais, por meio de políticas públicas, para o enfrentamento dessas violências e desigualdades.