Evento foi proposto pelo vereador Octávio Soeiro por meio do Requerimento nº 1400/21
A Câmara Municipal de São Luís realiza amanhã (02), às 9h, audiência pública intitulada “Setembro Amarelo, é preciso agir para salvar vidas” de forma híbrida. A população ludovicense poderá participar do evento de forma online pelo canal da Casa Legislativa no YouTube, plataforma em que ocorrerá a transmissão ao vivo.
A realização da audiência pública foi proposta pelo 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, Octávio Soeiro (Podemos), por meio do Requerimento nº 1400/21. O parlamentar explicou qual objetivo quer alcançar com a discussão da temática referente ao Setembro Amarelo.
“Queremos incentivar a prevenção e a conscientização sobre transtornos mentais e suicídios, através de espaços de debates e troca de conhecimentos com a finalidade de efetivar políticas públicas que promovam atenção, cuidados e estratégias eficazes. Precisamos agir para salvar vidas”, assinalou Soeiro.
Para o evento foram convidados o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes; a secretária municipal da Criança e Assistência Social Rosângela Bertoldo; o secretário municipal da Educação, Marco Moura; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o secretário municipal de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz; o diretor do Hospital Municipal Djalma Marques – Socorrão 1, Artur Serra Neto; a diretora do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura – Socorrão 2, Manuela Veiga Dias; o secretário municipal extraordinário da Pessoal com Deficiência, Carlivan Conceição Ferreira Braga; a coordenadora municipal da Mulher, Luzimar Lopes Correa; a coordenador municipal da Juventude, Matheus Muniz; e a diretora do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Guterres Romanhol.
A lista de convidados do parlamentar do Podemos inclui ainda o psiquiatra e diretor clínico da Estância Bela Vista, Ricardo Santos Vasconcelos; o psicólogo fundador da Estância Bela Vista, Juan Urbinati; o diretor do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do Estado do Maranhão e especialista em Saúde Mental, Marcelo Soares Costa; o delegado do 1º Distrito Policial – Costumes, Joviano Furtado; a diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil, Juliana Deusa Vale Anchieta; a delegada titular da Delegacia da Mulher, Kazumi Tanaka; a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; o fundador do Instituto Ruy Palhano, Ruy Palhano; e os conselheiros tutelares de São Luís.
Setembro Amarelo – Desde de 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo” com o objetivo de reduzir os índices de suicídio. A campanha se estende por todo o mês, mas tem o 10 de setembro como data principal por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o suicídio continua sendo uma das principais
causas de morte no mundo. No relatório “Suicide worldwide in 2019” (Suicídio no mundo em 2019), publicado em junho de 2021, foi mostrado que mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio em 2019 – o que representa uma em cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil mortes por suicídio no ano.
Já a ABP informou que cerca de 98% dos casos de suicídio no País estão relacionados a transtornos mentais. Em 1º lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.