Dentro dessa campanha, o vereador Octávio Soeiro entende que é importante a divulgação dos trabalhos da central estadual de transplantes
A Campanha Setembro Verde é uma iniciativa realizada anualmente com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos. A campanha foi idealizada para celebrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que ocorre no próximo dia 27.
Considerando a relevância da doação de órgãos para a saúde pública, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) pediu, na sessão ordinária do último dia 14, que fosse encaminhada uma indicação ao Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino (PSB), solicitando uma ampla divulgação da Campanha Setembro Verde nas unidades de saúde no município de São Luís, além de publicitar em massa o trabalho desenvolvido pela Central Estadual de Transplantes.
“É necessário divulgar o trabalho desenvolvido pela central estadual de transplantes, as atividades do programa de doação e transplantes e o cronograma da campanha Setembro Verde. Podemos contribuir de forma bastante positiva com esta nobre causa” disse Octávio Soeiro.
Doação – De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país do mundo em número de transplantes de órgãos feito pelo sistema público de saúde. Mais de 90% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo o Ministério da Saúde, apenas um doador pode salvar a vida de muitas pessoas. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Porém, por conta da legislação brasileira, a efetivação de doações só pode ocorrer com a autorização da família do doador.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, 43% das famílias brasileiras ainda rejeitam a doação. Mesmo sabendo de como a doação de órgãos é importante para salvar vidas, ainda existe um alto índice de recusa familiar.
O Setembro Verde vem para ampliar a discussão desse tema, ao mesmo tempo em que pretende incentivar e fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.