Os parlamentares avaliaram como impróprios para o aprendizado os espaços visitados
Uma das atribuições de um vereador é acompanhar a atuação do Executivo para verificar como estão sendo aplicados os recursos públicos, na expectativa de cuidar e garantir um bom funcionamento da cidade. Cumprindo este papel, o Coletivo Nós (PT) está visitando prédios administrados pela Prefeitura em que funcionam anexos de escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, 12 anexos já foram vistoriados nos bairros da Vila Luizão, Sol e Mar, Cidade Operária, Janaína, Cidade Olímpica, Gapara, Anjo da Guarda, Vila Samara e Vila Maranhão.
Os parlamentares avaliaram como impróprios para o aprendizado os espaços visitados. Segundo eles, os prédios estão em uma situação precária, deteriorados, sem ventilação, pouca iluminação, salas de aula apertadas, falta de espaços de lazer, sem acessibilidade e alguns são casas alugadas e improvisadas como escola. “É uma calamidade pública. Encontramos um cenário caótico em todos os espaços visitados. Nenhum segue o padrão desejável e orientado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, que é quem determina os Padrões de Infraestrutura para as Instituições de Educação”, frisou Eunice Chê, co-vereadora do Coletivo Nós.
Eunice explicou que as visitas têm o objetivo de ouvir a comunidade escolar sobre as necessidades e demandas que eles têm, conhecer a realidade desses prédios, como o funcionamento, condições físicas e quantidade de alunos atendidos. “Para que tenhamos uma educação pública de qualidade, precisamos solucionar gargalos que se arrastam há anos, como é o descaso encontrado nesses anexos com estruturas totalmente inadequadas para o ensino das nossas crianças e adolescentes. Para isso, estamos conversando com os servidores dos anexos e moradores que são usuários destes equipamentos”, completou a co-vereadora.
A coordenadora da Associação dos moradores da área do Gapara, Maria José Pereira, conta que a Creche Semente do Saber é fruto de muita luta da comunidade. O espaço foi reformado pela Plan e a Associação de Moradores cedeu para a Prefeitura usar como escola, com a contrapartida do Executivo manter o prédio. No local funcionam dois anexos e atende seis bairros da área Itaqui-Bacanga. “Falta manutenção, tem vazamento no teto, infiltração nas paredes, muito calor porque os ventiladores não funcionam, entre outros problemas. A Semed já veio tirar fotos, escutam as reclamações, mas não voltam com melhorias”.
Para o morador do Gapara João Batista Gomes Paiva, se o prédio tivesse uma boa estrutura, suas netas poderiam estudar perto de casa. “Tenho duas netas que precisam dessa escola, uma de 11 e outra de 6 anos. Como aqui não tem uma boa estrutura, acabamos tendo que ir para longe buscar uma escola melhor, pagando passagem diariamente e tem vezes que não temos condições. Queria muito trazer elas para estudar no bairro, mas nessas condições não conseguimos. E essa não é uma situação só minha, muitas famílias daqui passam pelo mesmo”.
O anexo da U.E.B. Tancredo Neves, o ISEMA na Cidade Operária, tem ao todo 583 alunos e funciona nos três turnos, sendo da Educação Infantil do 1º ao 5º ano no matutino e vespertino, e da Educação de Jovens e Adultos – EJA no período noturno. A professora Josélia Costa pediu melhorias na estrutura física. “Teve uma reforma anterior, mas vemos que os problemas continuam principalmente após esses dois anos com tudo parado. Com a escola fechada, aquilo que tinha sido reformado paliativamente já está novamente com problema. Sabemos que é um prédio alugado, mas precisa ter uma intervenção que traga melhorias na estrutura física”, pontuou.
A fiscalização já aconteceu nos anexos: Criança Esperança (Vila Luizão), Brizolinha (Associação de Moradores da Vila Luizão), Ciranda do Aprender (Sol e Mar), ISEMA (Anexo da U.E.B. Tancredo Neves – Cidade Operária), Pavãozinho (Anexo do U.E.B. Roseno de Jesus Mendes – Janaína), Anexo II e III do Bogéa (Anexos da U.E.B. Jornalista José Ribamar Bogéa – Cidade Olímpica), Creche Semente do Saber (localizada no Gapara; Anexo da U.E.B. Orquídea Santos – Vila Embratel e da U.E.B João do Vale – Gapara), Japiaçu (Anjo da Guarda), São Raimundo (Anexo da U.E.B. Ministro Carlos Madeira – Anjo da Guarda), Nossa Senhora de Nazaré (localizada na Vila Samara; Anexos da U.E.B. Hortência Pinho – Coqueiro e U.E.B. Evandro Bessa de Lima – Coqueiro), São Joaquim (Anexo U.E.B. Gomes de Sousa – Vila Maranhão) e São Benedito (localizado no Taim; Anexo U.E.B. Gomes de Sousa – Vila Maranhão).
Além dos anexos, foram visitadas três Unidades de Educação Básica: a U.E.B João do Vale, na Comunidade Argola e Tambor; a U.E.B Meus Amiguinhos, no Tibiri; e a U.E.B. Gomes de Sousa, na Vila Maranhão.