De acordo com o parlamentar, a escola também contribuirá para o preparo dos jovens ao mercado de trabalho
Na sessão ordinária desta terça-feira (5), a Câmara Municipal aprovou o envio do requerimento 1445/21, do vereador Octávio Soeiro (Podemos), ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), pedindo a implantação de uma Escola Casa Familiar Rural, na região de Santa Bárbara.
A instituição integra o ensino básico regular junto com técnicas de agricultura e criação de animais. A instalação da Escola Casa Familiar Rural também é importante para ajudar na fixação da população no campo, os jovens recebem formação diferenciada que os prepara para a sucessão familiar nas propriedades rurais, ou para o mercado de trabalho nas diferentes áreas do conhecimento agrícola e animal.
“A escola vai atender os filhos de pequenos agricultores dessa área, com uma educação integral, inclusiva, contextualizada, trabalhando nos moldes da já existente no Quebra Pote, com uma pedagogia de alternância, onde os alunos trabalham além do currículo comum, noções de piscicultura, agricultura e empreendedorismo”, informou o primeiro secretário.
A unidade de ensino de Quebra Pote adota a pedagogia da alternância, os alunos permanecem na escola durante uma semana, chegando na segunda-feira e retornando para suas casas na sexta-feira, onde podem colocar em prática os conteúdos aprendidos na escola.