O pedido foi encaminhado para a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar
O vereador Antônio Garcez (PTC) apresentou, na Câmara Municipal de São Luís, proposta para incluir famílias da capital nas ações do programa Comida na Mesa. A Indicação nº 474/21 foi encaminhada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), órgão do Governo do Estado, para devidas avaliações.
“Atualmente, o Comida na Mesa é voltado para as cidades do interior e propomos que tenha esse olhar para São Luís, que também tem suas necessidades, por isso, a indicação. A capital tem vários bairros que necessitam desse programa, pois não é só no interior que há pessoas passando fome. Há áreas na capital onde há fraqueza na segurança alimentar e sabemos que precisa melhorar”, pontuou o vereador Antônio Garcez.
O parlamentar indicou bairros da cidade onde há demanda de famílias em vulnerabilidade social e que podem ser alcançadas com a ação. Entre estes, João Paulo, Alemanha, Barreto, Ribeira, João de Deus e Bairro de Fátima. “Esperamos que essa proposta seja concretizada, que se viabilize essa inclusão do município de São Luís neste importante programa, que é o Comida na Mesa”, frisou o vereador.
O programa Comida na Mesa garante o alimento a quem precisa e já ocorrem diversas cidades do interior maranhense. Com a iniciativa, famílias carentes têm tido acesso à alimentação de qualidade, garantindo assim dignidade a milhares de pessoas de baixa renda. O programa foi criado em março deste ano, como reforço às iniciativas de combate aos prejuízos da pandemia da Covid-19.
O programa fortalece a segurança alimentar, alinhando eixos como a venda de refeição a preços acessíveis nos restaurantes populares, aquisição de alimentos da agricultura familiar por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) e distribuição de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social.