Público-alvo são crianças e adolescentes matriculadas nas Escolas da Rede Pública Municipal
O Brasil ocupa na atualidade o 3º lugar no ranking mundial de diabetes infantil. Por isso, tramita na Câmara o projeto de lei n.º 331/21, de autoria do Dr. Gutemberg Araújo (PSC), que dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção e Controle do Diabetes, que tem como público-alvo crianças e adolescentes da Rede Pública Municipal.
Segundo dados da Federação Internacional da Diabetes (IDF), que reúne associações especializadas na doença em 168 países, mais de 7% da população brasileira, entre criança e adolescentes, são acometidos pela Diabetes Mellitus, tipo 1.
Dr. Gutemberg explica que entre os principais problemas desencadeados pela doença estão: sede e fome excessivas, micção frequente, perda de peso e indisposição para realizar atividades cotidianas. Daí uma das motivações para a elaboração do Programa – prestar apoio e assistência para que o tratamento da doença seja bem sucedido.
“Através do Programa a comunidade escolar e familiar dos alunos portadores possuem mais uma ferramenta para a prevenção e controle da tal doença, de forma a identificar e minimizar as consequências do desenvolvimento do diabetes, garantindo bem-estar às crianças e adolescentes portadores”, afirmou Gutemberg.
O programa atuará, sobretudo, no diagnóstico precoce do diabetes, por meio de pesquisas. Serão mapeadas crianças e adolescentes já acometidos pela doença, e também aqueles com predisposição a desenvolvê-la. Além disso, as crianças terão um acompanhamento completo, que inclui alimentação e prática de exercícios físicos adequados às suas necessidades.