Muitos jovens estão sendo acometidos pela depressão, o que compromete o desempenho dentro das escolas
O vereador Ribeiro Neto (PMN) apresentou o Projeto de Lei nº 312/21, que visa incluir medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas do município de São Luís.
Segundo o parlamentar, entre as ações a serem desenvolvidas estão incluídas a realização de palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores das escolas públicas municipais.
A proposição foi aprovada em plenário no mês de dezembro e encaminhada para apreciação pelas as comissões de Justiça, Saúde e Educação.
Depressão
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Calgary detectou que as taxas de prevalência de ansiedade e depressão entre jovens, com 18 anos ou menos, dobraram durante a pandemia. De acordo com a análise, os impactos na saúde mental podem ser devido ao isolamento social persistente, problemas financeiros e familiares, além de interrupções escolares prolongadas, evidenciando a importância do ambiente escolar na vida de crianças e adolescentes.
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) também realizou uma pesquisa voltada para entender os impactos da pandemia na saúde dos jovens. Os pesquisadores monitoraram a saúde mental de 7 mil crianças e adolescentes de todo o Brasil, desde junho do ano passado, e concluíram que uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos, ou seja, com a necessidade da intervenção de especialistas.
Janeiro Branco
Durante este mês, a Câmara Municipal de São Luís está realizando uma campanha para discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções. A campanha Janeiro Branco foi idealizada para o 1º mês do ano a fim de aproveitar o momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço.
Uma das atividades da campanha ocorreu no dia 6, por meio de uma live (transmissão ao vivo). Os psicólogos Ruan Ferreira e Mauro Brandão, servidores da câmara, responderam diversos questionamentos relacionados à saúde mental. O evento aconteceu por meio do perfil “@camaraslz” no Instagram e continua disponível na íntegra para visualização dos interessados.