O requerimento enviado à Prefeitura Municipal pede que o certame contemple as áreas de vigilância e segurança alimentar
Em requerimento enviado à Prefeitura de São Luís e à Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Coletivo Nós (PT) solicitou realização de concurso público para contratação de profissionais de vigilância e segurança alimentar para as escolas da rede municipal de ensino.
Jhonatan Soares, co-vereador do Coletivo Nós, justificou a solicitação: “É muito importante proporcionar uma alimentação saudável nas escolas municipais, que inclusive consiga atender as necessidades das crianças e adolescentes, que devem ter uma alimentação diferenciada, seja por questões de saúde (como intolerância e alergias) ou por serem vegetarianos/veganos. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de termos profissionais capacitados nas escolas para fazer a vigilância e garantir a segurança alimentar de todos”.
Ainda de acordo com Jhonatan, a alimentação escolar é um direito garantido pela Constituição Federal, como um programa suplementar à educação. “O poder público tem a obrigação de promover e prover aos estudantes alimentação de qualidade, como forma de complementação do ensino. E, nesse momento de crise sanitária a qual a população está exposta, se faz ainda mais importante zelar pela qualidade da alimentação dos estudantes da rede pública de ensino”, enfatizou.