Serviço reivindicado pela parlamentar visa atender moradores da Rua M, Quadra 01, no bairro Maranhão Novo
Fundamentais para manutenção da qualidade do ar, temperatura e paisagismo da cidade, as árvores que dividem o espaço urbano com os ludovicenses são frequentemente objetos de iniciativas na Câmara Municipal de São Luís.
Visando o incremento e a valorização desse patrimônio e seu correto monitoramento e manutenção, evitando danos e transtornos aos espécimes e à população, a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) protocolou pedido na Mesa Diretora do Legislativo, solicitando providências no sentido de que seja feito a poda das árvores localizadas na Rua M, Quadra 01, no bairro Maranhão Novo, localizado na capital maranhense.
Por meio da Indicação 050/2022, dirigida ao Grupo Equatorial, responsável pela gestão da companhia de distribuição de energia do Maranhão, a parlamentar detalha que sua sugestão tem o objetivo de evitar incidentes pelo risco de queda dos galhos sobre a fiação de energia que passa no local.
De acordo com Rosana, a árvore necessita de poda urgente, visto que os galhos já estão chegando próximos à rede de alta tensão, o que pode causar sérios danos em caso de uma tempestade, por exemplo.
“A presente indicação visa atender pedido dos moradores, tendo em visto que em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que os galhos das árvores interfiram na rede elétrica, danificando a fiação. O objetivo é evitar incidentes pelo risco de queda dos galhos sobre a fiação de energia que passa no local”, frisou.
O pedido de providências foi direcionado ao diretor-presidente da Equatorial Maranhão, Servio Túlio dos Santos, para analisar a possibilidade da realização do serviço.
Com a leitura da matéria em plenário, durante a sessão do dia 16 de fevereiro, a Mesa Diretora da Casa enviou ofícios ao órgão responsável visando atender o pedido da parlamentar junto aos moradores da comunidade.
Como solicitar o serviço?
Em seu site, a concessionária orienta ao consumidor a não tentar podar a árvore. Além disso, explica que esse serviço em áreas públicas é de responsabilidade das Prefeituras Municipais.
“É dever da Equatorial a poda apenas se os galhos estiverem caídos/apoiados/encostados nos cabos da rede, caracterizando uma situação de risco eminente de acidentes e interrupções no fornecimento de energia e, portanto, a poda ou remoção de galhos deve ser realizado apenas por profissionais preparados e qualificados e com os equipamentos de segurança adequados”, destaca a companhia em comunicado disponível na página virtual.
A solicitação de poda, quando a vegetação tem contato com a rede elétrica, pode ser feita por meio da Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, por meio do número 116.
Mais informações
O Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) disponibiliza os números de telefone (98) 9 9186-6892 e (98) 99177-0375 para que as pessoas entrem em contato com o órgão público, caso tenham conhecimento de árvore localizada em área pública que ofereça risco à população. O órgão esclarece que este tipo de serviço é realizado somente pela instituição e solicita à população que não proceda à execução dele.
Jogo rápido
1 – Quais as atividades que o Impur realiza?
Roçagem de grama, plantio e poda ou retirada de árvores que estejam condenadas ou oferecendo risco à população
2 – Como proceder quando uma árvore cair por cima da fiação elétrica. Chamo o Impur ou a Equatorial?
Nesse caso, é necessário fazer o desligamento da rede elétrica e chamar a Equatorial Energia pelo 116.
3 – Posso chamar o Impur para capinar meu terreno?
A poda, roçagem, ou corte de árvores em áreas privadas não é função do Impur. Nesse caso, o proprietário deve se responsabilizar pelo serviço.