Para a vereadora, a disseminação de informações corretas é de extrema importância para combater a doença
Na sessão ordinária desta quarta-feira (23), a vereadora Karla Sarney (PSD) usou o Pequeno Expediente para falar sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado nesta quinta-feira, dia 24.
A parlamentar iniciou o discurso destacando a importância de disseminar informações sobre os sintomas e tratamento da doença com o objetivo de evitar o contágio e proliferação da tuberculose.
“Ao estudar sobre esse tema, descobri que uma pessoa infectada, sem saber que está doente, pode transmitir a doença para 10 a 15 outras pessoas, um dado que assusta pela capacidade que a tuberculose tem de se espalhar. Precisamos saber o que as autoridades de saúde estão fazendo para enfrentar isso”, disse.
A vereadora também falou sobre os sintomas e origens da doença e frisou a importância da data para pontuar que a sociedade precisa ser conscientizada para que haja a prevenção adequada.
“Milhares de pessoas perdem a vida em função dessa doença. Cerca de 10 milhões de pessoas são contaminadas pela tuberculose no mundo. Falta muita informação sobre a doença. Nós, como vereadores, precisamos estar munidos de informação para que a população possa ser conscientizada, especialmente num período pandêmico como esse que estamos vivendo”, afirmou.
A parlamentar finalizou o discurso sugerindo uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara para investigar os dados referentes à tuberculose em São Luís, de modo que sejam propostas políticas públicas de enfrentamento.