Pedido de providências foi encaminhado à Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, por meio de proposições apresentadas pelos vereadores Zeca Medeiros e Umbelino Júnior
A situação estrutural da Ponte José Sarney, principal via de ligação entre o centro de São Luís e os bairros São Francisco e Renascença, pautou pedidos de providências na Câmara Municipal nos últimos quinze dias. A falta de manutenção na via de conexão que se encontra instável e precisa de reparos urgentes foram objetos de duas proposições encaminhadas na sessão do dia 15 deste mês.
O vereador Zeca Medeiros (Patriotas) solicitou, por meio do Requerimento n.º 522/2022, que seja enviado ofício à Prefeitura de São Luís, solicitando junto à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) a recuperação urgente da passarela de pedestre.
“O pedido tem como objetivo atender às necessidades dos pedestres que transitam naquela região, tendo em vista que a situação atual da ponte do São Francisco é crítica e coloca em risco a integridade física dos transeuntes”, destacou Medeiros em sua justificativa.
Já o vereador Umbelino Júnior (PL) apresentou a Indicação n.º 192/2022, direcionado ao Governo do Estado, solicitando à Secretaria de Estado de Infraestrutura – SINFRA, que seja enviada equipe técnica para realizar revitalização da ponte do São Francisco, pois, a mesma encontra-se com a infraestrutura prejudicada, trazendo riscos de acidentes gravíssimos.
“Recuperar esse espaço é um benefício para a população ludovicense, pois é a única via de ligação entre o centro de São Luís e os bairros São Francisco e Renascença”, afirmou Umbelino ao justificar o pedido.
História da ponte
Em São Luís, a Ponte José Sarney, também conhecida como Ponte da Esperança e atualmente chamada pela população de Ponte do São Francisco, foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1970, pelo ex-presidente da República, José Sarney, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da cidade e da população maranhense.
Antes era conhecida como Ponte da Esperança, como símbolo de desenvolvimento para urbanização entre (1966- 1970), quando então foi erguida sob as águas do Rio Anil, com uma extensão de 820 metros, uma das obras mais importantes já realizadas na capital maranhense, que liga a parte velha e a parte nova de São Luís.
A ponte possui três pistas com os dois sentidos, um que dá acesso ao Centro Histórico e outro para o bairro do São Francisco, ou seja, com sentido alterado de acordo com o tráfego da cidade.
Atualmente quem trafega pela ponte histórica José Sarney vai ter o privilégio de deparar com um dos mais belos cartões postais da cidade de São Luís do Maranhão.