De autoria do vereador Zeca Medeiros (Patriota), o projeto de Lei n. 297/2021 que estabelece o Dia Municipal de Conscientização de Proteção dos Rios Anil e Bacanga foi sancionado pelo prefeito Eduardo Braide, no último dia 17 de março de 2022.
Ao defender a criação de um projeto de lei que visa trazer maior conscientização de proteção aos dois principais rios que ‘cortam’ São Luís, o vereador espera que o município e as instituições ligadas ao meio ambiente promovam ações e campanhas educativas para que essa proteção se estabeleça sobre os Rios Anil e Bacanga.
“Nossa ideia é que o ludovicense seja incentivado a participar efetivamente da recuperação dos nossos rios. E que isso venha a acontecer não somente em datas simbólicas, mas durante todos os dias do ano”, afirma Zeca Medeiros.
Para propor a criação de um Dia Municipal de Conscientização de Proteção dos Rios Anil e Bacanga, o parlamentar levou em consideração o Dia Mundial dos Rios, comemorado no dia 25 de setembro.
INFORMAÇÕES SOBRE OS RIOS
O Rio Anil tem uma extensão de 13,8 quilômetros, que nasce ao sul de São Luís (MA), no bairro Aurora (Anil), percorrendo 55 bairros até a sua foz na Baía de São Marcos, na região do Centro da capital.
O Rio Bacanga possui 19 km está contido na bacia hidrográfica do Bacanga, juntamente com as sub-bacias do rio das Bicas, do Igarapé Coelho, da represa do Batatã e sub-bacia do Alto Bacanga. Tem como principais afluentes o rio das Bicas, o rio Maracanã, o rio Gapara, o Igarapé do Tapete, o Igarapé do Mamão, o Igarapé Jambeiro, o Igarapé Itapicuraíba, Igarapé do Tamancão e Igarapé do Piancó.