Vereadores Octávio Soeiro e Marlon Botão são os autores dos requerimentos
A Câmara Municipal de São Luís encaminhou, na sessão ordinária do dia 29, dois requerimentos solicitando a implantação de um centro de saúde e uma clínica para ampliar o atendimento da saúde básica na capital.
O vereador Octávio Soeiro (Podemos) solicitou ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), através do requerimento n૦ 529/22, a implantação de uma Clínica da Família, no bairro São Cristóvão. Ele destacou que a clínica vai favorecer a comunidade e áreas próximas, já que deve contar com um local de pronto atendimento, sem a necessidade de passar pela central de marcação de consulta.
A Clínica da Família é uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece quase todos os atendimentos feitos no sistema convencional, como consultas clínicas, ginecológicas, pediátricas, exames, vacinas, curativos, acompanhamentos de doenças crônicas e outros serviços. O objetivo é focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar e as unidades são capazes de resolver a maioria dos casos de quem busca atendimento.
Por sua vez, o vereador Marlon Botão (PSB) solicitou ao secretário municipal de saúde, Joel Nicolau Júnior, por meio do requerimento n૦ 126/22, a instalação de uma unidade do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI,) na zona rural de São Luís.
Marlon Botão explicou que o CAISI realiza atendimentos ambulatoriais com equipes multiprofissionais em especialidades, como geriatria, fonoaudiologia, nutrição, educação física entre várias outras, incluindo serviço social. “Será de grande valia para a população da zona rural que por muitas vezes tem dificuldade em se locomover e buscar atendimento na área urbana de São Luís”, disse.