Tema do evento foi ‘100 anos de Adventismo no Maranhão’
Audiência pública na Câmara Municipal de São Luís, realizada nesta quinta-feira (25), comemorou o centenário da Igreja Adventista no Maranhão. A homenagem foi proposta pelo vereador Ribeiro Neto (Patriota) e teve como tema ‘100 anos de Adventismo no Maranhão’. A homenagem teve como objetivo ressaltar projetos desenvolvidos pela congregação religiosa que impactaram positivamente na sociedade.
A Igreja Adventista exerce um importante papel em toda a sociedade, a partir de ações e projetos pela inclusão social, congregando todos os públicos. O vereador Ribeiro Neto destacou que a proposição é uma maneira de homenagear o trabalho que a igreja desempenha juntos às comunidades carentes e estimulando uma atuação cristã. “É uma justa e devida homenagem a esta congregação religiosa. A Igreja Adventista tem prestado um excelente trabalho à sociedade e esperamos que continue conosco”, disse.
Lembrando a história da Igreja Adventista no Maranhão, o secretário executivo da Associação Maranhense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Francivaldo Farias, ressaltou em sua fala a importância dessa atuação. “Era 1922 e tudo era mais difícil, quando um paraense, Firmo Marinho, que era barbeiro, veio a São Luís para trabalhar e pregar o evangelho. Ele fundou a primeira congregação Adventista no estado. Agora, em 2022, o evangelho expandiu no Maranhão e temos a honra de dizer que a igreja de Deus cresceu em nosso estado”, enfatizou.
Atualmente, a Igreja Adventista possui mais de 169 mil membros, acompanhados por mais de 121 pastores, realizando ações em milhares de igrejas e presente em todos os 217 municípios maranhenses, enumerou o secretário executivo da Missão Nordeste Maranhense, Márcio Lages, que no evento representou o presidente da Missão pastor Alexandre Menezes. “A Igreja Adventista se preocupa com a atuação da igreja, mas, também, com a atuação religiosa. Temos 14 escolas no Maranhão, clínicas e outras instituições que somam nesse amplo trabalho desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia”, frisou Lages.
“É um dia histórico para a Igreja Adventista do Sétimo Dia e agradecemos ao vereador Ribeiro Neto pela deferência à congregação. Hoje, estou aqui para agradecer esses 100 anos a todos que contribuíram com esse caminho e essa história. Parabenizo a igreja e agradeço a Deus, que Ele permaneça nos conduzindo e obrigada à Câmara por essa oportunidade. Agradecemos a todos que nos permitem pregar o evangelho com liberdade neste estado e neste país”, destacou o coordenador de projetos da Agência Comunitária Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Marcos Alberto
A coordenadora do Ministério da Mulher para a Região Norte do Maranhão, Maria Valéria Santos de Lima, destacou a emoção do momento. “É motivo de alegria estarmos aqui ressaltando o trabalho da Igreja Adventista, que tem procurado ser bastante relevante e isso se traduz nos projetos realizados e nas comunidades atingidas. Agradecemos esta celebração a todos”, disse, citando o projeto Quebrando o Silêncio, que combate a violência doméstica, contra a criança e idosos e completa 20 anos em 2022. Esse ano, o programa trabalha a violência psicológica.
“É uma alegria estarmos aqui e podermos celebrar o centenário da Igreja Adventista. Uma congregação que chega às pessoas, às comunidades, atendendo os mais vulneráveis. Nos alegra esse momento de reconhecimento de um trabalho que apoia, ajuda e acolhe milhares que precisam”, ressaltou a líder do Ministério da Mulher, da Criança e do Adolescente da Igreja Adventista, Rafaela Albuquerque Lages.
Durante a audiência pública foi apresentado vídeo com a trajetória da Igreja Adventista até sua chegada ao Maranhão.
Compuseram a mesa, os vereadores Ribeiro Neto e Antônio Garcez; o secretário executivo da Missão Nordeste Maranhense, Márcio Lages, representando o presidente da Missão Nordeste Maranhense, pastor Alexandre Menezes; o secretário executivo da Associação Maranhense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Francivaldo Farias; o pastor da Associação Maranhense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Manoel de Jesus Saraiva; a coordenadora do Ministério da Mulher para a Região Norte do Maranhão, Maria Valéria Santos de Lima; a líder do Ministério da Mulher, da criança e do Adolescente, Rafaela Albuquerque Lages; e o coordenador de projetos da Agência Comunitária Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Marcos Alberto. A esposa do parlamentar Ribeiro Neto, Ingrid Ribeiro, além de demais representantes da congregação, familiares e amigos, participaram da audiência pública.