A proposta está em tramitação nas comissões de Saúde e Mobilidade Urbana.
Projeto de Lei do vereador Ribeiro Neto (Patriota) propõe que doadores de sangue sejam priorizados em estacionamentos públicos e privados da capital. A proposta foi apresentada em sessão da Câmara Municipal de São Luís e está em tramitação.
Segundo o texto do Projeto de Lei de nº 0191/2022, qualquer local, onde seja realizada a coleta de sangue e que tenha um estacionamento privativo ou público, deverá priorizar o doador pelo estacionamento. Para que seja concedida essa prioridade, o doador de sangue deverá apresentar comprovante, disponibilizado pelo hospital ou centro de coleta.
O texto sugere que esta prioridade aos doadores de sangue, seja dada em estacionamentos próximos a hospitais e centro de coleta público de sangue, principalmente. Com a ação, o parlamentar pretende valorizar ainda mais estas pessoas que dedicam parte de sua vida para salvar a de outros, doando sangue.
“Esta proposta tem como objetivo incentivar a doação de sangue e facilitar aos doadores o espaço destinado para parada rápida em estacionamento, a fim de poderem cumprir tão importante exercício de cidadania que visa manter a vida humana. Para quem recebe a doação de sangue, essa medida é mais um apoio pela dignidade das pessoas”, frisou o vereador Ribeiro Neto.
Ainda, de acordo com o PL, estará sob responsabilidade do poder público a criação de vagas nos estacionamentos dos espaços públicos próximos de hospitais e centros de coleta de sangue, para uso dos doadores.