Demandas devem atender os bairros do Tajaçuaba, Pirapora, Gapara e São Cristóvão
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) encaminhou, entre os meses de setembro e outubro, pelo menos quatro proposições solicitando reformas de escolas públicas em quatro bairros da capital maranhense.
De acordo com levantamento realizado junto à Ordem do Dia – documento de caráter processual que contém a pauta das reuniões plenárias – duas matérias foram lidas no expediente do dia 24 de setembro, durante a sessão plenária, enquanto as outras duas solicitações foram apresentadas no encontro do dia 11 do mês passado.
Segundo as informações, os vereadores que reivindicam essas melhorias foram Octavio Soeiro (Podemos), Thyago Freitas (DC) e Karla Sarney (PSD). As demandas solicitadas pelos parlamentares, por meio de Requerimento e Indicação, devem atender os bairros do Pirapora, Gapara, São Cristóvão e Tajaçuaba, na zona rural da cidade.
Todos os pedidos de providências foram direcionados ao prefeito Eduardo Braide (sem partido) e ao governador Carlos Brandão (PSB), com cópias às respectivas secretárias Caroline Marques, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed); e Leuzinete Pereira, titular da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).
OS PEDIDOS
Por meio do requerimento nº 1131/22, Octavio Soeiro pediu providência à administração municipal para viabilizar uma inspeção e pronta recuperação da UEB Prof. José Teixeira Mota, no bairro de Tajaçuaba.
“Após uma reforma, a unidade apresentou várias e comprometedoras rachaduras, afetando veemente sua estrutura, necessitando, portanto, de uma avaliação urgente, para que a mesma possa novamente servir ao seu propósito nesta região tão carente de educação de qualidade”, declarou.
Por meio da indicação 288/22, Thyago Freitas solicitou providências necessárias junto à gestão estadual para promover de maneira urgente reforma na escola Janaina Cafeteira, situada na Avenida São Carmelo, do bairro Pirapora. Ele ressalta que o avançado estado de abandono daquela unidade de ensino tem gerado insegurança aos moradores e transeuntes, haja vista que o prédio se tornou refúgio para malfeitores.
“Solicita-se ainda que no caso de impossibilidade de recuperação da mesma, que seja dada destinação útil àquela área, como sugestão da comunidade, a implantação de
um Ginásio Poliesportivo para uso comunitário, haja vista a grande quantidade de jovens que necessitam se deslocar para outras escolas e ficaram sem espaço de integração local”, frisou.
Por sua vez, Karla Sarney, pede no requerimento nº 551/22, a ampliação ou construção do anexo da UEB João do Vale, localizada na Travessa dos Cajueiros, no bairro Gapara, na área Itaqui-Bacanga – uma das maiores regiões da capital.
Na indicação nº 326/22, Octavio Soeiro pede ao Governo do Maranhão, uma ampla reforma na área da quadra poliesportiva e pátio do Centro de Ensino Médio Professora Maria do Socorro Almeida, no bairro São Cristóvão.
“A unidade se encontra em estado crítico de conservação, precisando urgente de reparos físicos, capina, poda de árvores, já que são grandes as preocupações e os transtornos gerados pela total falta de estrutura e segurança para alunado, docentes e funcionários”, solicitou.
Com a leitura das matérias em plenário, a Mesa Diretora da Casa enviou ofícios aos órgãos responsáveis para que possam atender as reivindicações dos parlamentares junto às comunidades ludovicenses.