Proposições dos vereadores contribuem para a segurança alimentar da população ludovicense
Vereadores da Câmara Municipal de São Luís destacaram, em diversas propostas, ações para garantir que a população tenha acesso ao alimento digno e de qualidade, contribuindo para a segurança alimentar.
Nesta lista, há a proposta do vereador Octávio Soeiro (Podemos), que pede uma edição do programa Alimenta Brasil, na região do Residencial João Alberto/Vila Lobão. “Nosso objetivo é atender famílias carentes daquelas localidades, com cestas de alimentos de qualidade, numa ampla ação de segurança alimentar, que é tão necessária em tempos atuais”, frisou o parlamentar. A proposta foi encaminhada à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa).
Em outra proposição, a vereadora Fátima Araújo (PCdoB) solicita ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), a implantação de um Restaurante Popular nos bairros Jardim São Cristóvão, São Bernardo e Santo Antônio. Estes equipamentos garantem alimentação completa no café da manhã, almoço e jantar, incluindo sobremesa, de segunda a sexta-feira e aos sábados, feijoada a preços populares. São mais de 100 mil refeições diárias, distribuídas em todo o Maranhão
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2020, apontam que o Maranhão ainda possui o maior percentual de insegurança alimentar do país – mais de 1,4 milhão de maranhenses não se alimentam de maneira adequada.
A insegurança alimentar ocorre quando um indivíduo não possui acesso físico, econômico e social a alimentos de forma a satisfazer as suas necessidades, conforme definição da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O acesso à alimentação digna é um direito previsto no artigo sexto da Constituição.