Evento foi uma das ações que marcaram a I Semana de Saúde Mental da Casa
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) promoveu, na manhã desta quarta-feira (25), em uma ação conjunta com vários departamentos, uma Roda de Conversa sobre saúde mental, por conta do “Janeiro Branco”, campanha que tem o objetivo de chamar atenção sobre a importância dos cuidados com a saúde mental na vida das pessoas.
A palestra dessa quarta-feira foi ministrada pela psicóloga Maurícia Aguiar e teve como tema “A mulher no mercado de trabalho e a saúde mental”. O encontro ocorreu nas dependências da Sala de Atos, das 9h às 11h, com a presença também dos psicólogos e assistentes sociais do Legislativo que discorreram sobre saúde mental aos servidores da Casa.
O evento, que integra a I Semana de Saúde Mental da Casa, teve como público alvo os servidores e colaboradores do Legislativo. A iniciativa, que ocorre desde a última terça-feira (24), vem sendo realizada, por meio de uma parceria entre o Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; do Departamento Médico de Assistência, por meio do Serviço Social; e da Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional.
Debates
De acordo com o psicólogo da Câmara, Ruan Ferreira, o objetivo da atividade é levar informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental, assim como debater a possibilidade de prevenir a doença. “O intuito também é trabalhar pontos que levem o servidor a buscar o equilíbrio nas diversas áreas da vida para o combate a depressão; ansiedade e variadas síndromes que adoecem a mente”, declarou.
De acordo com a assistente social Karoline Rocha, lotada no Departamento de Saúde, a iniciativa de realizar a Roda de Conversa partiu da necessidade, observada ainda no início da pandemia, de tratar o tema junto aos servidores da Câmara.
“Discutir saúde mental sempre foi muito importante. Depois de tudo que a gente viveu com a questão da pandemia, o debate ganhou uma importância ainda maior, pois a nossa vida se transformou em todos os aspectos como econômico e social e, por isso, trazer essa discussão para os servidores é algo fundamental”, explicou Karoline.
Na opinião da psicóloga Maurícia Aguiar que ministrou a palestra, o evento “serviu para melhorar a visão das pessoas com relação à saúde mental”. Segundo ela, a persistência em tratar do assunto tem levado as pessoas a se envolverem, o que permite um trabalho preventivo.
A servidora Mônica Moura, lotada na Procuradoria Administrativa, explica que a ação tem grande importância na promoção de atividades que melhorem a saúde mental na rotina de trabalho, pois é onde os trabalhadores passam grande parte de seu dia, gerando impacto na qualidade de vida.
“É uma ação importantíssima, pois as consequências da saúde mental podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo, impedindo que a pessoa desenvolva atividades rotineiras de maneira prática e eficaz”, frisou a servidora.
Programação
Iniciada desde a manhã de ontem, a I Semana de Saúde Mental da Câmara de São Luís prossegue com a realização da live “Falando de saúde mental: ansiedade, depressão…”, com a participação do médico Martinez Neto e mediação da assistente social da Casa Legislativa, Karoline Rocha. O evento ocorre na noite desta quarta-feira, 25, a partir de 19h,no instagram @camaraslz.