Estímulo à prática de atividades físicas e redução do sedentarismo e do consumo de tabaco estão entres seus objetivos
Está em análise nas comissões de Justiça, Saúde e Orçamento da Câmara o Projeto de Lei nº 256/22, de autoria do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que visa instituir no âmbito do município de São Luís o Programa de Atividades Físicas na Atenção Primária à Saúde.
Segundo a proposição, o Programa atenderá as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Entre seus objetivos estão o estímulo à prática de atividades físicas, visando a redução do sedentarismo e o consumo de tabaco.
Ribeiro Neto lembra que a obesidade, a fibromialgia, dor crônica e depressão são doenças comuns entre a população, provocando aumento das despesas com os serviços de atenção à saúde – a partir de protocolos clínicos e das diretrizes terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.
“É conhecido também que o tratamento dessas doenças passa obrigatoriamente pela prática de atividades físicas, o que, contudo, nem sempre é possível, devido à rotina e ao horário de trabalho das pessoas que muito se beneficiariam dessas atividades”, diz.
Entre os benefícios conhecidos da prática de atividade física estão a redução do risco de hipertensão, cardiopatias, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, dentre outros. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, pratiquem pelo menos 60 minutos diários e de 75 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a intensa por semana.