Iniciativa marcou o encerramento das comemorações do mês da mulher, cujo dia internacional é comemorado em 8 de março.
Uma roda de conversa intitulada “Atitudes Comportamentais Positivas para as Mulheres”, encerrou as atividades comemorativas ao mês da mulher, promovidas durante todo o mês de março, pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), por meio da Procuradoria da Mulher.
O evento, realizado na Sala de Atos, abordou assuntos sobre empoderamento e autocuidado para as servidoras e mulheres que frequentam a Casa. Para a procuradora Karla Sarney (PSD), idealizadora da iniciativa, um momento como esse contribuiu para empoderar as mulheres.
“É uma atividade de grande importância, pois um momento permite levar uma mensagem mais abrangente sobre o enfrentamento da violência contra a mulher e também sobre alguns cuidados que elas devem ter sobre autocuidado, empoderamento e protagonismo”, frisou.
A assistente social Célia Salazar, que é secretária adjunta de Articulação Institucional, Promoção e Parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), fez a apresentação do tema. De acordo com ela, a dinâmica da roda de conversa permitiu discutir uma proposta coletiva visando à garantia dos direitos e comprometimento com as políticas públicas para as mulheres.
“Esses aspectos são importantes, mas precisamos pensar como um grupo de mulheres, que sofre violência doméstica e que é negligenciado em vários aspectos. Então, a gente precisa que neste trabalho e no processo produtivo coletivo, que seja pensada a questão da qualificação e ampliação do processo produtivo, uma segurando a mão da outra”, ressaltou.
Na opinião da servidora Ana Claudia Reis, assessora do vereador Octávio Soeiro (Podemos), a iniciativa serviu para conciliar os diversos papéis assumidos pela mulher dentro e fora do mundo corporativo, ofertar estratégias práticas para alinhar felicidade, bem estar e realização e, acima de tudo, desenvolver todas as capacidades delas dentro do mercado de trabalho.
“O encontro serviu para nos mostrar um pouco da luta feminina pela conquista dos espaços políticos e sociais, principalmente, quando ela está atrelada à vida profissional de uma mulher”, concluiu.
Protocolo das parturientes
O evento foi aberto pelo presidente da Casa, Francisco Chaguinhas (Podemos), que propôs à Procuradoria da Mulher um protocolo das parturientes e uma série de atividades internas e externas em favor do público feminino. O chefe do Legislativo ressaltou ainda que a Câmara continuará lutando para ampliar a inclusão feminina na vida pública e que combaterá, com veemência, a violência de gênero na política.
“Além da luta pela implantação do protocolo das parturientes e uma série de atividades em favor do público feminino, temos um entendimento que é preciso aumentar a participação feminina na esfera política em nome da igualdade de gênero e do interesse da sociedade. É esse equilíbrio, com características e virtudes masculinas e femininas, que faz o mundo ter a sua melhor versão”, concluiu.
Além de Karla Sarney e Chaguinhas, a roda de conversa contou ainda com participação das vereadoras Concita Pinto e Fátima Araújo, ambas do PCdoB, que integram a Procuradoria da Mulher. A iniciativa marcou o encerramento das comemorações do mês da mulher, cujo dia internacional é comemorado em 8 de março. As ações foram destaque no Portal, nas redes sociais e nos canais de comunicação interna do Legislativo.