De acordo com o projeto, fonoaudiólogos auxiliarão os profissionais da educação e os estudantes em diversas etapas da aprendizagem
Por iniciativa do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), o PL n º 275/22, em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, visa instituir a Política de Desenvolvimento de Consciência Fonológica na Alfabetização da rede municipal de ensino.
O vereador justifica que a consciência fonológica se dá pela capacidade de perceber, segmentar e manipular sons e sílabas da fala, que são considerados processos fundamentais para a alfabetização.
“Para a efetivação da política proposta no PL, fonoaudiólogos auxiliarão os profissionais da educação e os estudantes em diversas etapas da aprendizagem, podendo atuar em âmbito de orientação, capacitação e assessoria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, destacou o vereador na justificativa da proposição.
Assim, as escolas da rede municipal de ensino adotarão medidas de caráter preventivo e remediativo sob a orientação do fonoaudiólogo, a fim de que os alunos em processo de alfabetização desenvolvam plenamente a consciência fonológica.
O texto ainda prevê que, verificada a ocorrência de distúrbio que comprometa as habilidades fonológicas de determinado estudante por esse profissional, sua família será comunicada, para que a criança em questão seja devidamente encaminhada para diagnóstico e tratamento na rede pública de saúde.