Evento foi transmitido pelo perfil da Câmara no Instagram
Para discutir os impactos e consequências do consumismo infantil, a Câmara de São Luís realizou, nesta quinta-feira (13), a live “Consumismo infantil: esse assunto diz respeito a todos(as) nós”. O evento foi mediado pelo psicólogo da Casa, Mauro Brandão, e teve como convidada a analista de comunicação do Programa Criança e Consumo, Jéssica Costa, que atua desde 2015 com o desenvolvimento de processos comunicacionais no terceiro setor.
No início da transmissão, Mauro Brandão destacou que o tema precisa ser discutido, tendo em vista o contexto histórico que estamos atravessando. “Vivemos hoje numa sociedade de consumo, com dinâmicas que estimulam que essa roda sempre gire. Por isso, precisamos discutir esse assunto”, disse.
Jéssica Costa pontuou que o consumismo é um comportamento de consumo excessivo, por meio das compras exageradas motivadas, muitas vezes, pela falsa ideia de que o indivíduo só pode ser valorizado a partir dos itens que possui e consome.
“Quando a gente percebe que crianças estão sendo instigadas, principalmente pelas grandes marcas, a desejarem coisas que não são essenciais para o seu desenvolvimento e vivência, precisamos ficar alertas. Crianças estão em desenvolvimento e, por isso, são vulneráveis. Por isso, elas não vão ter as ferramentas necessárias para lidar com esse estímulo ao desejo e consumo”, explicou.
Para Mauro Brandão, existe uma correlação no uso de telas e aparelhos celulares e a exposição aos conteúdos que estimulam o consumismo em crianças, e, por isso, é preciso estar atento aos sinais e agir.
Jéssica Costa destacou a responsabilidade de pais e mães em acompanharem e permanecerem atentos.
“Uma forma de observar a exposição de crianças a uma publicidade exagerada que gere consumismo é se ela começar a pedir um determinado item diversas vezes ao ponto de deixar os pais exaustos. Diante disso, cabe aos pais investigarem de onde está surgindo o desejo por esse produto. No entanto, não podemos cair numa responsabilização excessiva de escola e famílias, afinal, estamos falando de marcas que investem uma grande soma de
dinheiro para gerar esse desejo em crianças”, afirmou.
Evento
A atividade é uma realização da Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional; do Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; e do Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social.
A live foi transmitida pelo perfil da Câmara de São Luís no Instagram e pode ser assistida aqui.