A vereadora lembrou que já existe uma lei que regulamenta o transporte alternativo em São Luís
A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) defendeu, na sessão ordinária desta quarta-feira, 26, a implementação do transporte alternativo como uma das formas para solucionar o problema do transporte público em São Luís e minimizar os impactos da nova greve deflagrada pelo Sindicato dos Rodoviários.
A parlamentar falou que as empresas que atuam no transporte público da capital não têm compromisso nenhum com a população e visam apenas o lucro. “Nós vemos ônibus sucateados, com goteiras e com as janelas quebradas. É uma situação de calamidade pública”, disse.
Ela lembrou que foi aprovado um Projeto de Lei, de autoria do vereador Astro de Ogum (PCdoB), para a regulamentação do transporte alternativo. A proposição (PL nº 44/22) alterou o art. 10 da Lei Municipal nº 3.430/96, permitindo que o transporte alternativo também passe a integrar o sistema na capital. A lei foi promulgada em abril de 2022.
“Está na hora de nós vereadores nos unirmos e buscar, junto aos órgãos competentes, que o transporte alternativo tome de conta dessas linhas de transporte público de nossa cidade. As empresas estão preocupadas apenas em ganhar cada vez mais e esquecem da população, esquecem de seus clientes. Nós devemos lutar para que essa lei, esse projeto saia do papel e vá para a realidade, para que nós possamos ter um transporte de qualidade”, concluiu.