Aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal de São Luís o projeto que visa implantar o Programa Educacional para Prática de Educação Física Adaptada para Estudantes com Deficiência.
Segundo o Vereador Andrey Monteiro (Republicanos) o principal objetivo da educação física adaptada é o desenvolvimento e inclusão dos estudantes com deficiência. As orientações para realização do projeto trazem pontos de fundamental importância como a garantia de inclusão dos alunos com deficiências nas aulas de educação física, além de promoção e capacitação de professores da área para aplicação desde programa de inclusão social.
Outro aspecto importante do projeto de lei N° 128/2022 é a readequação dos espaços físicos das escolas nos termos da legislação vigente para acessibilidade.
“Promover uma educação que inclui não é impossível, é algo fundamental, uma questão de direitos humanos, ou seja, apesar das diferenças, todos temos direitos iguais. Acreditamos que com todo o suporte um estudante com deficiência possa, sim, participar ativamente das aulas de educação física e assim possa ter laços fortalecidos com professores e amigos, desenvolvendo ainda mais a inclusão em nossa São Luís”, concluiu o parlamentar.
Andrey Monteiro ainda destaca a coparticipação do vereador Marcelo Poeta (PCDB) que juntos lutam por essa causa.