Proposição está tramitando nas comissões de Justiça e Mobilidade Urbana da Câmara
Está em análise nas comissões de Justiça e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei nº 264/22, do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que propõe a obrigatoriedade das empresas e consórcios de ônibus do sistema de transporte coletivo da capital disponibilizarem bike racks nos veículos que compõem suas frotas.
O bike rack é um suporte conectado ao carro ou ônibus para permitir o transporte de bicicletas facilitando o seu carregamento pela cidade. O seu uso possibilita que as pessoas dividam trajetos mais longos em diferentes modais de transporte.
A implantação dos suportes deve proporcionar mais conforto e facilitar as viagens para as pessoas que gostam de usar a bicicleta como um meio de deslocamento. Ainda conforme o projeto, o uso dos bike racks pelos usuários do sistema de transporte coletivo não implicará tarifa adicional ou diferenciada.
“Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e
sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito”, justificou Ribeiro Neto na proposição.