Na sessão ordinária dessa quarta-feira (17), a Câmara de São Luís aprovou o Projeto de Lei n.º 110/23, de autoria do Executivo Municipal, que concede o aumento salarial de 8,2% a servidores municipais.
No bojo do mesmo projeto, foi aprovada com ampla maioria de votos, uma emenda apresentada pelo vereador Marquinhos, concedendo um reajuste de 22,8% para os Conselheiros Tutelares de São Luís.
Na justificativa desta emenda, que foi objeto do reconhecimento de diversos parlamentares, Marquinhos destacou a importância da valorização dos profissionais, que trabalham na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“São Luís tem apenas 50 conselheiros tutelares e há mais de dez anos a categoria não recebe reajuste. Todos sabemos da importância destes profissionais que diariamente, se esforçam e até arriscam suas vidas para garantir os direitos das crianças e adolescentes contra violências físicas, psicológicas, sexual e também negligência e abandono dos pais. Diante disso, a melhoria salarial destes conselheiros é um pleito justo”, explicou Marquinhos.
Maio laranja
A conquista para a classe veio de forma coincidente na véspera da data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio). Marquinhos ainda enfatizou a campanha Maio Laranja, que é dedicada às ações de combate e conscientização acerca destes crimes e reforça que a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil é de todos nós.
“Nosso objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e segura para nossas crianças e adolescentes. Portanto, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que visam combater a exploração sexual infantil e conclamo a todos que se unam nessa luta em prol da proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, finalizou.