O co-vereador Jhonatan Soares criticou a prefeitura pela falta de asfaltamento nas vias da cidade
Texto: Mirlene Bezerra
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, denunciou, na sessão ordinária desta segunda-feira (22), na Câmara de São Luís, o descaso da Prefeitura Municipal com a Rua 205-SE, da Unidade 205, na Cidade Operária. Segundo o parlamentar, o gestor da Escola Maria Aragão, que fica localizada na referida via, denunciou em suas redes sociais que no local, onde antes já havia um imenso buraco, se abriu um outro em virtude das chuvas dos últimos dias, inviabilizando o tráfego na via.
“Em 2021, o Coletivo Nós aprovou o Requerimento n.º 727, aqui nesta casa, do dia 23 de abril, para que se tapasse o primeiro buraco e até hoje a prefeitura nunca fez nada para resolver a situação”, lembrou Jhonatan, destacando que aproximadamente 80% dos pedidos dos vereadores são direcionados à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como recuperação de ruas, asfaltamento e operação tapa-buraco. “E o que a gente observa é que a infraestrutura da malha viária da nossa cidade continua caótica”, completou o co-vereador.
Jhonatan ainda falou que os vereadores estão corretos quando afirmam que, em vez do prefeito Eduardo Braide (PSD) investir em vias estaduais, como a Avenida Litorânea e MA do Araçagi, deveria recuperar as vias dos bairros, sobretudo os da periferia.
“Não é obrigação do Governo do Estado fazer rua de bairro, embora faça. A obrigação do Governo do Estado são as grandes avenidas e as MA’s”, pontuou, acrescentando que quando chegar as eleições municipais, o prefeito vai voltar aos bairros em busca de votos e que espera que a população responda à altura da falta de atenção que tiveram.
Digitalização de documentos
O co-vereador também fez referência à solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo ‘Mãe Andressa’, feita à Mãe Kabeca de Xangô, ialorixá da Casa Fanti-Ashanti, na última sexta-feira (19). Para a ocasião, foi solicitado ao Setor de Documentação da Casa a informação se alguma vez uma mãe de santo havia sido homenageada e não houve resposta, porque, segundo ele, os documentos não estão arquivados da forma correta.
“Em nome do Coletivo Nós, gostaríamos de solicitar da Presidência mais carinho para o setor. Lá são guardados documentos da história da Câmara de São Luís, com mais de 100 anos, que estão jogados sem nenhum cuidado em um prédio insalubre e com infiltrações”, ressaltou o co-vereador, solicitando que os documentos sejam digitalizados – tanto para preservar a história do Legislativo Municipal quanto para facilitar o acesso à informação.