A solenidade foi proposta pelo vereador Raimundo Penha e aprovada pelo plenário da Casa Legislativa
Texto: Isaías Rocha
Um ato solene promovido no plenário da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), realizado na tarde desta quinta-feira (15), prestou homenagem aos 30 anos da Associação dos Amigos da Universidade Federal do Maranhão (AAUFMA). A entidade nasceu como resultado de alguns docentes e técnico-administrativos da UFMA que estavam em processo de aposentadoria. Essa ideia se tornou uma realidade palpável, a partir de 10 de março de 1993.
A homenagem foi proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT), por meio do Requerimento nº 401/2023. O autor da proposição que originou a solenidade abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de entidade com três décadas de serviços prestados à capital maranhense.
“Mais do que um privilégio, para mim, é uma honra poder propor a homenagem, uma vez que a AAUFMA reúne um grupo seleto de estudiosos e profissionais que trabalham no sentido de fazer com que a Universidade continue crescendo, se desenvolvendo e formando grandes profissionais”, destacou.
O evento contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho; da presidente da AAUFMA, Maria da Graça Ferro Hawkins; da pró-reitora de extensão e cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora Zefinha Bentivi; e do pró-reitor de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Leonardo Silva Soares, dentre outros convidados.
Finalidade
Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara, a presidente da AAUFMA, Maria da Graça Ferro Hawkins, fez questão de agradecer o carinho do vereador Raimundo Penha pela homenagem e lembrou que a finalidade principal da entidade é cultivar a união e o espírito de solidariedade, reconhecendo toda a vida dos profissionais da educação.
“É com imenso prazer que nos sentimos honrados por essa homenagem prestada pela Câmara aos 30 anos da AAUFMA, que tem por finalidade cultivar a união e o espírito de solidariedade, reconhecendo toda a vida dos profissionais da educação”, frisou.
Data significativa
Na opinião Natalino Salgado Filho, a homenagem do Legislativo ludovicense à Associação dos Amigos da UFMA marca a celebração de uma data significativa. Além disso, o reitor fez menção ainda ao vereador Raimundo Penha em propor uma sessão solene para reconhecer a atuação da AAUFMA nestes 30 anos de existência.
“Essa solenidade marca uma data significativa para os 30 anos de existência da AAUFMA. Esse momento solene só aconteceu por iniciativa do vereador Raimundo Penha e isso mostra não só seus laços de amizade, de reconhecimento, que foge também a personalidade do homem, com coração e que se identifica onde aprendeu, se entendeu como cidadão e fez história na nossa Universidade Federal do Maranhão”, declarou.
Os convidados
A cerimônia que foi realizada, no Plenário Simão Estácio da Silveira, também foi prestigiada pela ex-deputada Marly Abdala; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º Grau no Estado do Maranhão (Sintema), Antônio Mariano Azevedo; pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMA, Marcony Edson Silva de Matos; pelo diretor da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI / MA, professor Marcos Moura, dentre outros.
Dedicação
Fundada no dia 10 de março de 1993 por um grupo de três amigos, a AAUFMA surgiu da ideia de criar uma entidade que fosse um elo entre a UFMA e todos aqueles que a construíram, ao longo dos anos de sua existência.
No decorrer destas três décadas de existência, o marco mais importante da entidade tem sido com seus associados, contribuindo com a aproximação de todos, oportunizando momentos solidificados em amizade e respeito, construídos durantes anos de dedicação e trabalho em prol da Universidade Federal do Maranhão.
Transmissão
A sessão solene teve transmissão ao vivo pela internet e redes sociais da Câmara. O conteúdo fica disponível e pode ser acessado a qualquer momento pelo canal do Youtube do Legislativo.