Atividade foi promovida pelo Coletivo Nós (PT), que destacou as ações em defesa dos direitos das minorias
Texto: Acsa Serafim
Neste dia 28 de junho, em que se comemora o Orgulho LGBTQIAPN+, a Câmara de São Luís promoveu um ato em alusão à criação da Semana Municipal da Diversidade, de autoria do Coletivo Nós (PT), que deverá ser realizada anualmente no fim do mês de junho.
Durante o ato, o presidente da Casa, Paulo Victor (PCdoB), realizou o descerramento da placa em alusão à Lei Estadual 11.827, que proíbe a prática de discriminação sexual por orientação sexual ou identidade de gênero.
Paulo Victor relembrou sua história pessoal, salientando que, durante toda a vida, esteve cercado por pessoas LGBT, que o ensinaram o valor do respeito à diversidade.
“Esse ato que estamos realizando hoje é muito simbólico e especial, para reforçar que a Câmara de São Luís é de fato a casa do povo e que estamos trabalhando juntos para fortalecer, cada dia mais, as políticas públicas de ampliação dos direitos das pessoas LGBTQIA+, que tanto sofrem com preconceito em nossa sociedade”, afirmou.
O co-vereador Jhonatan Soares destacou a atuação do mandato do Coletivo Nós para a defesa dos direitos das minorias e comemorou a presença dos movimentos sociais nos espaços de debate da Câmara.
“O que estamos fazendo é histórico, trazendo as pessoas LGBTQIA+ para comemorarem sua existência na Câmara, onde a gente discute políticas para a população. Nosso trabalho não para, estamos cada dia mais empenhados em fortalecer os direitos das mulheres e homens trans, travestis, homens gays, mulheres lésbicas, pessoas bissexuais e todos que fazem parte da nossa sigla”, salientou.
Durante o ato, diversos representantes de movimentos sociais em defesa da população LGBTQIAPN+ foram ouvidos, como Airton Ferreira da Silva, coordenador do grupo Gayvota e da Comissão da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Luís.
“Tenho muito orgulho de estar há tanto tempo nessa luta e hoje estar aqui, junto com tantas pessoas, comemorando o Dia do Orgulho LGBT. Um dia histórico de luta, de muitas batalhas mas, acima de tudo, um dia para tomarmos posse de quem nascemos para ser e viver com orgulho de quem somos”, encerrou.