Segundo o parlamentar, a unidade deve conter equipes profissionais multidisciplinares, de maneira a diagnosticar e tratar com excelência os pacientes desta faixa etária
Texto: Mirlene Bezerra
Uma indicação do vereador Octávio Soeiro (Podemos), encaminhada ao Governo do Estado, solicita a criação de um complexo de saúde psiquiátrico pediátrico voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais.
Lido na sessão ordinária do dia 7 de agosto, o pedido encaminhado pela Câmara Municipal de São Luís aponta que, para esse tipo de atendimento, a unidade de saúde em questão deve ser dotada de equipes profissionais multidisciplinares, de maneira a diagnosticar e tratar com excelência os pacientes desta faixa etária.
O vereador justificou que, nesses casos, a demanda sobrepõe a oferta, sobrecarregando o serviço oferecido atualmente pela rede pública. E acrescentou que diagnosticar e tratar as condições mentais em crianças e adolescentes pode ser difícil, pois, diferentemente dos adultos, geralmente têm dificuldade em expressar seus sentimentos e problemas.
Octávio ressaltou que o transtorno mental infantil é mais comum do que as pessoas possam imaginar. Ele acrescentou que, assim como os adultos, as crianças e os adolescentes desenvolvem condições de saúde mental que, muitas vezes, desencadeiam problemas que afetam os campos ligados ao seu neurodesenvolvimento, bem como aspectos relacionados à sua cognição e funcionalidade.
“Apesar do desafio, o diagnóstico adequado é parte essencial para a orientação do tratamento e, para tanto, é necessário que o poder público oferte serviços especializados com mais eficiência, em um local apropriado, com todas as condições favoráveis e acessíveis, principalmente para as famílias mais carentes, que não dispõem de recursos financeiros para buscar essa atenção na rede privada”, reforçou.